Temporais voltaram a fazer estragos do Rio Grande do Sul durante o sábado. O avanço de uma frente fria e a presença de ar muito quente, como esperado, gerou fortes áreas de instabilidade que trouxeram tempestades principalmente para metade norte do Estado. Houve temporais com granizo em Igrejinha, Bom Jesus, Barros Cassal, Três Coroas e Boa Vista do Sul, dentre outros municípios.
Três supercélulas de tempestades se formaram muito rapidamente no fim da tarde do sábado sobre a Serra Gaúcha e os vales, geradas pelo ar muito quente e instável que atuava na Metade Norte gaúcha.
TEMPO | Três supercélulas de tempestade “explodiram” ao Norte de Porto Alegre, sobre a Serra Gaúcha e o Vale do Paranhana, provocando os temporais com granizo de variado tamanho. Veja na animação das imagens de satélite do canal visível. pic.twitter.com/ypv0iPnXPg
— MetSul.com (@metsul) November 2, 2019
Uma destas supercélulas atingiu o município de Bento Gonçalves. Um violento vendaval com características de downburst (corrente descendente violenta de vento), pelo caráter mais localizado e de minutos do vento muito intenso, fez estragos em Bento Gonçalves, na Serra. Houve queda de árvores e destelhamentos.
TEMPO | Temporal que fez estragos ontem em parte do município de Bento Gonçalves teve características de downburst (corrente descendente de vento muito intenso) tanto pela área afetada mais limitada como pela violência e duração do vento. Vídeo da Rádio Difusora. pic.twitter.com/FtCyGOtmlH
— MetSul.com (@metsul) November 3, 2019
O risco de temporais é maior hoje no Norte gaúcho, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo que terão altas taxas de instabilidade atmosférica.