Granizo do tamanho de ovos caiu em pontos do Oeste de Santa Catarina na madrugada deste sábado, como na região de Chapecó. Algumas localidades registraram várias pancadas de granizo nas primeiras horas do dia, acompanhando a forte instabilidade com nuvens muito carregadas que estava sobre Santa Catarina.
O granizo foi registrado em muitos municípios e em diversas regiões. O Oeste foi a região mais afetada. Caiu granizo em municípios como Pinhalzinho, Chapecó, Pouso Redondo, Urubici, São Joaquim, Coronel Freitas, Palmitos, São João do Oeste, Lages, Novo Horizonte, Lageado Antunes, São José, Palhoça e outros.
O Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender diversas ocorrências relacionadas ao granizo no município de São Bernardino que provocou danos em várias residências na cidade e interior do município. As pedras de granizo em alguns locais de São Bernardino eram maiores do que ovos.
O granizo, em alguns pontos com tamanho de laranjas, causou estragos ainda na região de Presidente Juscelino no começo da madrugada deste sábado. Na Linha Alvorada, as pedras de gelo perduraram as telhas e os forros de PVC das residências.
Em Itapiranga, os bombeiros trabalharam nas últimas horas para socorrer moradores que foram afetados pelo temporal de granizo, entregando lonas. Grande quantidade de lona foi entregue a uma empresa que teve grande parte do telhado destruído, molhando todos os produtos estocados.
O fenômeno causou estragos também no município de Marcelino Ramos, no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. O gelo se acumulou na comunidade de Suzana, com muito gelo em vias públicas e nos pátios das casas. Telhados sofreram danos em algumas residências.
Em Linha Lambari, no interior do município de Viadutos, pedras do tamanho de um ovo atingiram residências e telhados, deixando rastro de destruição. No Alto Uruguai, um temporal de granizo já havia atibngido o município de Erechim na sexta-feira.
A MetSul alertava para o risco de temporais de granizo. Com o avanço de ar frio e de alta pressão atmosférica que ingressa no Rio Grande do Sul, uma frente fria se organizou e se intensificou entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina, avançando até o Paraná na madrugada de hoje.
No decorrer do dia, o ar frio e seco avança e até o final do sábado vai tomar conta do Rio Grande do Sul. Isso vai impulsionar a frente fria mais para Norte, o que vai levar a chuva para outras regiões do Paraná com risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, granizo.
A instabilidade frontal deve alcançar ainda no decorrer deste sábado pontos do Sul do Mato Grosso do Sul e ainda do Sul e do Leste de São Paulo, não se descartando possa chegar até o Centro paulista de forma isolada, mas as precipitações serão mais irregulares e o perigo de tempestades mais localizado.