
TORNADO IN ITALIA/REPRODUÇÃO
Pelo menos 110 pessoas ficaram feridas em uma violenta tempestade de granizo que atingiu uma região do Norte da Itália. As imagens mostram pedras de granizo do tamanho de bolas de tênis que caíram em cidades e vilas em Veneto, a área ao redor de Veneza, no Nordeste do país.
Luca Zaia, presidente da região, disse que 110 pessoas ficaram feridas pelo granizo e vidros quebrados, bem como por quedas. ‘Agradeço mais uma vez aos socorristas e técnicos que intervieram no rescaldo dos eventos e que continuam nestas horas com os trabalhos de restauração e censo de danos’, afirmou.
Ventos de até 140 km/h também foram relatados na área. O jornal nacional La Repubblica descreveu árvores quebradas “como palitos de dente” e telhados de chapas “arrancadas das casas” antes de pousar a várias centenas de metros de distância.
“O granizo que caiu foi absolutamente fora do comum, com pedras de granizo atingindo diâmetros superiores a 15 centímetros em alguns casos com peso superior a meio quilo”, noticiou a imprensa em Roma. Os serviços de emergência responderam a mais de 500 pedidos de ajuda devido a danos materiais e corporais, disse a proteção civil regional de Veneto.
Trabalhadores removeram vidros de janelas quebradas e cortaram árvores e outras plantas que foram severamente danificadas pela tempestade. “A onda de mau tempo, depois de ter atingido as nossas regiões montanhosas, atingiu agora também as planícies, causando ferimentos em algumas pessoas”, disse Zaia, acrescentando que a maioria dos feridos foi causada por vidros partidos e pessoas escorregando nas pedras de granizo.
Um homem de 53 anos que andava de bicicleta morreu durante a violenta tempestade sobre o Norte do país quando sua esposa, que o seguia com o carro, o atropelou, informou a emissora de notícias na televisão a cabo da Itália Sky24.
Il Governo dichiari lo stato di emergenza nei Comuni veneti colpiti da un’eccezionale ondata di #maltempo che ha, purtroppo, causato ingenti danni all’agricoltura, abitazioni e aziende. e oltre 110 persone sono rimaste ferite dalla #grandine https://t.co/orgxSIZftZ pic.twitter.com/TfX8tjAogT
— Antonio De Poli (@AntonioDePoli) July 20, 2023
Al Governo chiediamo i giusti e necessari interventi a sostegno della comunità dell’area dolomitica del Veneto, colpita da un’eccezionale ondata di #maltempo, e in modo particolare, del comparto agricolo che ha subito danni alle coltivazioni nelle campagne https://t.co/ViPIFgSPPg pic.twitter.com/aw5muyflfm
— Antonio De Poli (@AntonioDePoli) July 19, 2023
Nos Balcãs, ao menos cinco pessoas perderam a vida por violentas tempestades que varreram a Bósnia, Croácia e Eslovênia após dias de altas temperaturas. Os fortes ventos da tempestade derrubaram postes de energia e inundaram ruas. Pelo menos quatro pessoas morreram devido à queda de árvores, incluindo duas na capital croata, Zagreb, segundo a polícia e a mídia local.

Moradores locais tentam remover árvores caídas de uma rua em Zagreb, na Croácia, após tempestade severa descrita como a pior da história da cidade | DENIS LOVROVIC/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Um guindaste também foi derrubado na tempestade, ferindo gravemente a pessoa que o operava. O prefeito de Zagreb, Tomislav Tomasevic, disse que a tempestade na noite de quarta-feira foi sem precedentes “em termos de força e danos”.
Na vizinha Eslovênia, uma pessoa também morreu devido à queda de uma árvore perto do Lago Bled, e na Bósnia uma pessoa morreu de causa não especificada, de acordo com relatos da mídia local. A tempestade nos Balcãs ocorreu no momento em que várias regiões da Europa vivem uma onda de calor que tem provocado incêndios florestais e tem impacto na saúde da população.