Anúncios

Nesta terceira semana de dezembro o tão esperado refresco irá chegar para aliviar os dias escaldantes que predominaram na Capital e região metropolitana. Nestes primeiros 11 dias do mês a Capital só teve uma manhã com mínimas abaixo de 20°C e em quase todas as tardes a máxima passou dos 30°C. A máxima superou os 35°C na estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia nos dias 02, 08 e 09. No vale do Sinos as máximas nesses dias oscilou ao redor de 37°C com desconforto ainda maior. Entretanto, antes do alívio de fato chegar ainda teremos de encarar uma segunda-feira muito abafada e com calor intenso na região.

A semana começa sob influência do vento Norte, quente, na Grande Porto Alegre com expectativa de amplas aberturas de sol e rápido aquecimento. Modelos projetam que a temperatura poderá passar de 30°C na região ao partir das 10h. A umidade aumenta a partir da tarde elevando a sensação de abafamento. Entre a tarde e a noite pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e, em geral, terão curta duração. Há potencial para temporais. O vento passa a predominar do quadrante Sul.


Na terça a chuva poderá ser mais abrangente entre a madrugada e o turno da manhã. Poderá chover forte com acumulados significativos que risco de alguns transtornos. Não se afasta alguns temporais isolados. A partir da tarde o tempo seca rápido com previsão de tempo firme ensolarado na Capital e região metropolitana. O vento predomina do quadrante Sul com rajadas fracas ao longo da tarde e da noite. A temperatura e a sensação térmica mudam com alívio do calor. A máxima não deverá passar muito de 25°C, ou seja, uma queda superior a 10°C na máxima em relação a segunda.


Na quarta o dia será ensolarado e com maior declínio da temperatura mínima na região. A expectativa é de mínimas entre 14 e 16°C o que não ocorria desde o dia 25 de novembro. Durante a tarde o vento predomina fraco de Sul/Sudeste com previsão de aquecimento gradual e máxima ao redor de 27°C.

Na quinta, porém o calor retorna a tarde. O sol predomina com alguns nuvens e o vento oscila entre os quadrantes Leste e Nordeste. Após um amanhecer de 17°C a temperatura sobe a tarde com máximas que poderão alcançar os 32 a 34°C.

Na sexta-feira com a passagem de uma nova frente fria pelo litoral as nuvens aumentam com chuva mais generalizada a partir da tarde. A chuva poderá ser forte em pontos isolados e não se afasta a ocorrência de temporais isolados. A temperatura oscila pouco entre 19°C e 25°C ao longo do dia. O vento frio do quadrante Sul predomina a partir da tarde.

 

Anúncios