Anúncios

Rio Grande do Sul teve calor escaldante | SILVIO AVILA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As temperaturas neste domingo superaram os 40ºC na Grande Porto Alegre e no interior gaúcho no auge desta onda de calor no Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, este domingo foi o dia mais quente do ano sob influência de massa de ar por demais quente que cobre uma extensa área da América do Sul.

As maiores temperaturas hoje na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia no estado foram 39,8ºC em São Luiz Gonzaga, 39,7ºC em Campo Bom, 39,5ºC em Teutônia, 38,9ºC em São Vicente do Sul e 38,0ºC em Santa Maria.


Estações automáticas particulares do interior registraram 41,1ºC em Teutônia, 41,0ºC em Porto Xavier, 40,9ºC em Santa Cruz do Sul, 40,7ºC em Colinas, 40,4ºC em Pejuçara, 40,1ºC em Santa Rosa, Guarani das Missões e São Paulo das Missões, 40,0ºC em Itaqui e Cachoeira do Sul.

Na região da Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram à tarde 40,8ºC em Parobé, 39,9ºC em Gravataí, 39,7ºC em Campo Bom, 39,3ºC em Canoas, 38,8ºC em São Leopoldo, 37,9ºC em Viamão e 37,5ºC em Nova Santa Rita.


Em Porto Alegre, a máxima oficial no Jardim Botânico até 15h foi de 38,4ºC, a segunda mais alta do ano, só atrás dos 38,8ºC de 13 de fevereiro. Em outros pontos da cidade, as máximas foram de 39,6ºC no Lami, 39,3ºC na Auxiliadora, 38,8ºC na Chácara das Pedras e 36,9ºC em Belém Novo. Algumas estações particulares da capital tiveram as maiores máximas desde janeiro de 2022.

Chamou outra vez a atenção o calor pela sua intensidade na Serra. Em Gramado, estação no Alphaville anotou máxima de 36,4ºC. No Parque do Caracol, a temperatura subiu a 34,8ºC. São valores por demais elevados para a Região das Hortênsias. Estações particulares indicaram 34,4ºC em Vacaria, 36,0ºC em Lagoa Vermelha, 36,3ºC em Cotiporã, 36,4ºC em Bento Gonçalves, 36,8ºC em Antônio Prado, 37,0ºC em Caxias do Sul, e 37,3ºC em Garibaldi.

E então, o calor vai seguir? Sim, o tempo segue quente durante toda a semana no Rio Grande do Sul. O que vai ocorrer é que as máximas devem cair para valores próximos da climatologia normal de dezembro. Ou seja, segue o calor, mas não tão intenso. Esta segunda-feira, porém, ainda tem máximas elevadas em algumas regiões, especialmente na Metade Norte.

O sol chega a aparecer com nuvens nesta segunda em vários pontos do Rio Grande do Sul, mas com maior nebulosidade. Chove, embora de forme irregular, na maior parte do estado no decorrer do dia. Em alguns pontos já de manhã, como pontos do Oeste e do Sul pela formação de intensas áreas de instabilidade no Uruguai.

Na maioria dos locais da tarde, entretanto, a chuva ocorre da tarde para a noite. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa e para temporais isolados com risco de vento forte, uma vez que a atmosfera bastante quente e úmida favorece a formação isolada de nuvens carregadas.

A atmosfera estará muito mais úmida do que neste domingo, proporcionando tanto a instabilidade com uma sensação de grande abafamento no decorrer do dia. As máximas não sobem tanto quanto hoje, mas será outro dia muito quente na maioria das regiões e com abafamento maior que neste domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios