Uma grande nevada encanta os turistas e causa transtornos para os moradores de províncias do Sul da Argentina. A neve cai desde o começo da semana na região de Neuquén e Rio Negro com grandes acumulações e o fenômeno deve persistir entre hoje e amanhã com mais fortes quedas de neve e possibilidade de mais transtornos. Há estradas com problemas de tráfego devido ao grande acúmulo de neve que pode passar de meio metro em alguns pontos, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.
☃¡Mirá cómo estaba la Ruta 40 esta mañana! Ya comenzaron a registrarse nevadas en Neuquén.
⚠️Al menos hasta el viernes se esperan nevadas persistentes e intensas – hasta 50cm de nieve – en la cordillera y meseta de Chubut, NQN, R.Negro y también la cordillera de MZA y San Juan. pic.twitter.com/B9DtEuSxPj
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) June 21, 2022
Segundo as autoridades de Neuquén, a tendência é de piora do cenário com mais neve entre os dias de hoje e amanhã com acúmulos de até 20 cm a 30 cm em algumas localidades no Sul de Mendoza e no Norte de Neuquén. “No Norte da província será complicado pois já ocorreram acidentes de trânsito e temos estradas com gelo”, relatou um agente do governo provincial de Neuquén. Ontem, carro virou com o gelo e houve um capotamento de veículo.
A Direção Provincial de Estradas de Neuquén informa que a Ruta 242, desde Loma de los Vientos até a fronteira com o Chile, é transitável com cautela por setores com gelo na estrada. Há ainda desmoronamentos, complicando o trânsito. A polícia rodoviária recomenda o uso de correntes para quem viaja em estradas de montanha pela grande quantidade de neve.
Na cidade de Zapala, em razão da grande quantidade de neve, as aulas foram suspensas, tanto na zona urbana como na zona rural. O diretor-geral da Defesa Civil de Zapala, Roberto Moreno, explicou que veículo que transportava alunos de uma escola rural ficou preso por algumas horas na neve. Outro, em seguida, que foi resgatar os estudantes, também acabou preso na neve que cobria a área.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que o alerta amarelo para queda de neve em Neuquén se estende até esta quinta-feira. O aviso do SMN é valido também para a província de Río Negro. No caso de Neuquén, o alerta amarelo aplica-se à Cordilheira de Huiliches, Cordilheira de Lácar e Aluminé meridional. O órgão de Meteorologia alertou que o nível amarelo é para neve com capacidade de dano e risco de interrupção momentânea das atividades diárias.
“A área será afetada pela queda de neve persistente de intensidade variável. A neve acumulada pode atingir entre 15 e 25 cm de altura, não se descartando valores localmente mais elevados. As maiores acumulações são esperadas nas áreas mais altas. Nas áreas baixas, a precipitação será na forma de chuva e neve”, destacou o SMN.
⚠ @SMN_Argentina emitió un #alerta amarillo para hoy miércoles 22 por nevadas "con capacidad de daño y riesgo de interrupción momentánea de actividades cotidiana" en gran parte de la provincia de #Neuquén. Así está Los #Chihuidos ❄😍 pic.twitter.com/h2vnyUk405
— Rodrigo Ramírez (@Rodrigoramok) June 22, 2022
Se por um lado a neve traz problemas e transtornos, os flocos e as paisagens brancas com a nevada fazem a alegria dos muitos turistas que buscam nesta época do ano os resorts de inverno de Neuquén. A neve caindo em abundância e por dias seguidos proporcionou belas paisagens para os cliques e selfies dos turistas.
As grandes nevadas são consequência da interação entre duas condições meteorológicas. Um, há uma grande massa de ar frio de origem polar de forte intensidade atuando no Centro e no Sul da Argentina. Dois, um ciclone extratropical atua na costa do Chile. O ciclone aporta umidade que ao encontrar o ar gelado provoca as grandes nevadas nas províncias de Neuquén e Rio Negro.
🛰️Miércoles con mucho frío en buena parte de la Argentina, con 🌡️temperaturas mínimas por debajo de 0°C en varias provincias esta mañana.
HOY⬇️
👉🏻Se espera viento Zonda, con ráfagas +90km/h en el NOA.
👉🏻Nevadas de variada intensidad en NQN y la cordillera de Mendoza y San Juan. pic.twitter.com/19P94cDEbC— SMN Argentina (@SMN_Argentina) June 22, 2022
Hoje, o frio foi muito intenso na Argentina no começo do dia. As mínimas, conforme os dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), foram de -12,6ºC em Maquinchao, -11,0ºC em Calafate, -10,5ºC em Perito Moreno, -10,1ºC em Trelew, -10,0ºC em Madryn, -9,7ºC em Esquel, -7,5ºC em Gobernador Gregores e -6,5ºC em Bolson.
No Centro da Argentina, os termômetros indicaram marcas baixas também hoje cedo. Na área da Grande Buenos Aires, Ezeiza anotou temperatura negativa com -0,3ºC. No interior da província de Buenos Aires, a madrugada foi congelante com -5,6ºC em Benito Juarez, -4,5ºC em Azul, -4,3ºC em Tandil, -3,9ºC em Dolores e -2,6ºC em Tres Arroyos.