Chuva torrencial com altos volumes na madrugada desta quarta-feira provocou alagamentos no município catarinense de Trombudo Central com elevação de rio na cidade | NOTÍCIAS DO DIA/DIVULGAÇÃO

Volumes muito altos de chuva são registrados desde ontem em diferentes pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul com a formação de uma frente quente sobre o território gaúcho e que, além de muita chuva, trouxe também temporais de vento forte e granizo em diferentes cidades do Noroeste e do Norte gaúcho e de Santa Catarina.

Os acumulados de precipitação desde ontem passam de 100 mm em vários municípios e mesmo superam os 150 mm em alguns pontos. Os volumes até o final da tarde desta quarta chegavam a 143 mm em Passo Fundo, 139 mm em Água Santa, 118 mm em Lagoa Vermelha, 108 mm em Vacaria, 101 mm em Erechim, 85 mm em Tupanciretã e São Borja, 80 mm em Cruz Alta, 77 mm em Serafina Correa, e 75 mm em Santa Rosa e Santo Augusto.

Embora os volumes de precipitação não tenham sido muito altas, Porto Alegre e região metropolitana registraram chuva por vezes com forte intensidade e acompanhada de trovoadas ao longo da tarde desta quarta-feira, inclusive com queda de granizo em alguns pontos.

Uma das áreas que preocupa pelos altos volumes de chuva entre a Serra e os Campos de Cima da Serra é o vale do Taquari. O Rio das Antas subiu muito com a chuva e o Taquari entrou na cota de alerta na tarde de hoje no município de Muçum, sinalizando que o rio deve subir durante as próximas horas na parte mais baixa do vale entre Lajeado e Estrela. Há risco de cheia, embora não se preveja de grandes proporções.

Nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula, a Barragem do Blang e a Barragem do Salto estão temporariamente com a passagem de carros interrompida por causa do aumento do nível de água após chuvas. A Prefeitura de São Francisco de Paula pede cautela e cuidado neste momento a quem trafega pela área das barragens.

Barragens com elevado volume em São Francisco de Paula | PREFEITURA MUNICIPAL/DIVULGAÇÃO

Ponte sobre o Rio das Antas em Cotiporã ficou submersa | PREFEITURA MUNICIPAL/DIVULGAÇÃO

Ante os elevados volumes de chuva registrados entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é alto o risco de uma nova cheia do Rio Uruguai. Áreas da Fronteira Oeste, entretanto, já sofrem com alagamentos pelos altos acumulados de precipitação anotados na região, como em São Borja.

Pancadas localmente fortes a torrenciais de chuva voltaram a ocorrer a partir do meio e o fim da tarde desta quarta-feira do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul pela formação de novas áreas de instabilidade geradas pelo avanço de ar mais quente de Norte sobre a massa de ar frio sobre o Sul gaúcho. Nuvens carregadas se formaram na faixa central do Estado e outras áreas de instabilidade se originavam na Metade Norte pelo ar quente e úmido.

Chuva em Santa Catarina

Choveu muito ainda em pontos de Santa Catarina. Conforme dados de estações da Epagri, os acumulados até o fim da tarde desta quarta atingiam até 119 mm em Joaçaba, 103 mm em São Joaquim, 100 mm em Campo Novos e Concórdia, 94 mm em Curitibanos, 93 mm em São Cristóvão do Sul, 92 mm em Tangará, 88 mm em Monte Carlo, 85 mm em Urubici, 85 mm em Rio Rufino, e 84 mm em Seara e Bocaína do Sul.

Conforme o Notícias do Dia, cidades catarinenses do Alto Vale do Itajaí, como Trombudo Central, Aurora e Vidal Ramos registraram alagamentos e suspenderam aulas em virtude dos estragos pela chuva torrencial da madrugada desta quarta-feira. Em Trombudo Central, a forte chuva fez com que o rio Hercílio, também conhecido como ribeirão Tifa Prada, enchesse rapidamente, causando alagamentos e afetando a captação de água para o abastecimento.

Mais chuva

O tempo não firma no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina nesta quinta. Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta com céu nublado a encoberto na esmagadora maioria dos municípios. Chove ou garoa na maioria das áreas do Estado no decorrer do dia, mas ocorrem intervalos sem precipitação.

No Oeste, embora a nebulosidade, é menor a chance de chover. Podem ocorrer aberturas localizadas, mais no Norte do Estado. A presença de ar quente ainda pode trazer chuva forte isolada e um risco menor de temporais localizados na Metade Norte gaúcha, sobretudo no começo do dia e da tarde para a noite.