Anúncios

Uma grande massa de ar seco domina neste meio de semana grande parte do Brasil com o sol predominando na maioria dos estados. O tempo seco predomina nesta quarta-feira no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul do país, onde a esmagadora maioria das cidades terão uma jornada com tempo ensolarado ou acompanhado de nuvens.


A chuva nesta quarta-feira deve atingir grande parte do Amazonas, Pará, Roraima, áreas mais ao Norte do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, e ainda o Norte de Rondônia. Uma frente no oceano traz chuva para o Nordeste da Bahia e pontos isolados do Nordeste e do litoral da região Sudeste.

A massa de ar seco traz umidade baixa à tarde que ficará ao redor ou abaixo de 30% em vários estados. O ar vai estar mais seco no período da tarde no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas Gerais, em grande parte de Goiás, na maioria das regiões do Mato Grosso do Sul, no Centro-Sul do Mato Grosso, no Norte de São Paulo, e em pontos isolados do Sul e do Nordeste.


Com o ar mais seco, a amplitude térmica é maior. A temperatura cai mais acentuadamente no período noturno e aquece rapidamente durante o dia. No Rio Grande do Sul, por exemplo, áreas do Noroeste gaúcho amanhecem hoje com frio de 10ºC e terão máximas elevadas de até 30ºC ou mais durante a tarde.

Estas grandes diferenças de temperatura entre e a noite e o dia são mais pronunciadas nas baixadas de regiões serranas. Por isso, muitas cidades de áreas de maior altitude do Sul do país e da região Sudeste, como o Sul de Minas Gerais e outros pontos da Mantiqueira, têm frio cedo nesta quarta e temperatura muito agradável durante a tarde com máximas próximas ou acima dos 25ºC.

No feriado, o cenário quase não muda no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil que terão mais um dia com predomínio do sol. No Norte, as pancadas prosseguem na maioria dos pontos e no Nordeste a chuva prossegue em cidades mais ao Norte do litoral da Bahia e pancadas isoladas em outros pontos da região, especialmente em Sergipe, Alagoas, Maranhão, Ceará e Piauí.

No Sul do Brasil é que se espera uma mudança do tempo importante no feriado desta quinta com áreas de instabilidade que devem trazer chuva para pontos dos três estados. Pode chover principalmente em pontos isolados do Sul gaúcho, no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina e no Sul do Paraná.

Anúncios