Uma grande massa de ar frio avança pelo interior do continente entre hoje e amanhã e vai ingressar no Brasil com queda de temperatura, influenciando o tempo ainda no Uruguai, Paraguai e até a Bolívia e o Sul do Peru.

Massa de ar frio trouxe muita neve em trechos de Mendoza | GOVERNO DE MENDOZA
A parte mais intensa desta massa de ar frio vai se concentrar no Centro da Argentina com temperaturas muito baixas para esta época do ano, geada e mesmo precipitação invernal.
No Brasil, embora provoque queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste, a influência do ar frio será menor e não são esperadas marcas extremas de temperatura por conta de um quadro de instabilidade associado a um centro de baixa pressão e uma frente fria semi-estacionária.
Justamente a instabilidade deve provocar que haja maior nebulosidade e a atmosfera não esteja tão seca quanto na última incursão de ar frio da semana passada, o que fará com que as mínimas não sejam muito baixas.
Maior resfriamento vai ocorrer na Campanha gaúcha e na Serra do Sudeste assim como nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense, mas sem possibilidade de marcas negativas ou geada. As madrugadas de quinta e sexta tendem a ser as frias com mínimas de um dígito em diferentes municípios.
A instabilidade frequente com a frente semi-estacionária e o centro de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste deixará as tardes com temperatura abaixo a muito abaixo da média do fim de outubro, em particular no meio da semana.
A tarde desta terça deve ter marcas de apenas 12ºC a 14ºC, bastante baixas para o fim de outubro, em diferentes localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense.
Na tarde da quarta, muitas cidades gaúchas devem anotar marcas de apenas 12ºC a 15ºC e no Planalto Sul Catarinense haverá municípios com até 12ºC ou 13ºC.

Massa de ar frio será mais forte na Argentina neste meio de semana | METSUL
Chuva frequente pela frente semi-estacionária e uma baixa pressão trará frio úmido em Curitiba com características mais de outono que primavera, entretanto sem expectativa de temperaturas muito baixas. A tarde de quinta deve ser a mais fria na capital paranaense com 14ºC ou 15ºC.
Na cidade de São Paulo, o ar frio não chega com grande intensidade. A temperatura cairá e haverá chuva frequente, no entanto não devem ser esperadas nem mínimas muito baixas nem máximas geladas. A tarde da quinta deve ser a mais fria com 16ºC a 17ºC na capital paulista, máximas baixas para o fim de outubro, mas nada de excepcionais.
Frio de inverno, neve e gelo na Argentina
A tarde desta segunda-feira registrou temperaturas de inverno com marcas abaixo de 10ºC às 15h no Centro da Argentina com registros nas províncias de Buenos Aires, La Pampa, Córdoba, Mendoza e San Luis.
😱🌨
Chaparrón de graupel hace un rato en Bahia Blanca, donde tienen 8 grados con 5 de sensación termica. pic.twitter.com/VwyyvZIIxW— Tiempo AMBA (@Tiempo_AMBA) October 27, 2025
No Sul da província de Buenos Aires, a instabilidade associada ao ar frio provocou queda de graupel, um tipo de precipitação invernal também conhecido como pelotas de neve, na cidade de Bahia Blanca que está praticamente ao nível do mar.
Nevou forte em pontos da província de Mendoza nas últimas horas, especialmente na área de Vallecitos, onde o trânsito nas estradas da região ficou complicado. A neve caiu ainda para a surpresa dos moradores na localidade de Tunuyán.

Modelos projetam neve até no Centro da Argentina | METSUL
Modelos numéricos indicam a possibilidade de nevar nas próximas horas mais ao Centro da Argentina, nas regiões serranas das províncias de Córdoba e San Luis, onde a neve é pouco frequente quase em novembro.
Influência da La Niña?
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, atualmente em curso, costuma alterar os padrões atmosféricos e favorece uma maior frequência de incursões de ar frio na América do Sul, já que o jato polar tende a se posicionar de forma a permitir que massas de origem antártica avancem com mais facilidade.
Em episódios de La Niña, mesmo muito fraco como o de agora, é comum que o frio se prolongue mais do que o habitual, com eventos de temperatura baixa ocorrendo mesmo em plena primavera. Essas incursões tardias de ar polar podem causar geadas e neve em países do Cone Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
