Um centro de baixa pressão avança do Paraguai e do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil nesta terça-feira e instabiliza a atmosfera com chuva e risco de temporais em pontos isolados nos três estados da região no decorrer do dia.

O sol chega a aparecer com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul hoje, mas a nebulosidade aumenta muito e o tempo muda com chuva na maior parte do estado gaúcho até o fim do dia. Em algumas cidades já chove mais cedo e em outras, como Porto Alegre, mais tarde.

Os dados indicam que a instabilidade deve ser maior da tarde para a noite e ter maior intensidade na Metade Norte gaúcha, onde não se descarta chuva localmente forte da tarde para a noite.

Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio de origem polar, que até neve causou durante as últimas horas na Argentina, começa a ingressar. Por isso, o dia é de temperatura baixa no Oeste, Sul e o Centro do estado.

Leia tambémCiclone vai impulsionar massa de ar frio para vários estados com geada

Em Santa Catarina, esta terça-feira será de abundante nebulosidade, embora ocorram aberturas em parte do estado. O tempo se instabiliza com chuva ainda nesta manhã em algumas áreas e de forma mais ampla da tarde para a noite, quandi pode chover localmente moderado a forte em diversas cidades catarinenses.

No Paraná, chove já desde cedo da madrugada em algumas cidades e a instabilidade prossegue durante a manhã desta terça. Da tarde para a noite, no entanto, com a baixa pressão sobre o Sul do Brasil, a instabilidade aumenta  bastante e a chuva se intensifica sobre o estado e afeta mais cidades.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite desta terça. Este e outros modelos com projeções de chuva podem ser consultados em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso).

METSUL

METSUL

Como se observa, o centro de alta pressão vai estar na altura de Santa Catarina durante a segunda metade do dia, reforçando a instabilidade sobre o Sul do Brasil entre a tarde e a noite de hoje com chuva generalizada e que será localmente forte.

Leia tambémCenário de grave risco de chuva extrema em parte do Sul do Brasil

Esta área de baixa pressão trouxe alguns tempo severo isolado ontem no Paraguai e não podem ser descartados alguns temporais localizados hoje, mais na segunda metade do dia, no Sul do Brasil.

Podem ocorrer tempestades isoladas com chuva forte, granizo e rajadas de vento forte. O risco maior é para pontos da Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná, mas salientamos que a probabilidade de tempo severo na Região Sul é baixa e quaisquer ocorrências serão pontuais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.