Anúncios

Bombeiros do CalFire tentam conter o Fairview Fire perto de Hemet, Califórnia, e que cresceu muito em dimensão nas últimas horas. Condições perigosas de incêndio seguem com a previsão de ventos fortes. | PATRICK T. FALLON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um incêndio florestal nos arredores de Los Angeles dobrou de tamanho em menos de 24 horas, disseram os bombeiros enquanto o Oeste dos Estados Unidos vivia mais um dia de calor sufocante ontem. Milhares de pessoas receberam ordens para evacuar diante do incêndio crescente nominado como Fairview.


“O comportamento ativo do fogo ocorreu nas áreas Leste, Sul e Norte do incidente”, informou a Cal Fire, o serviço de combate a incêndios florestais californiano. “O fogo se ativará com um movimento primário para o Leste”, explicou o serviço. A preocupação das autoridades é ainda com outro grande incêndio, chamado de Mosquito Fire.

Duas pessoas morreram no incêndio, que teve início na segunda-feira, em meio a uma onda de calor que durou mais de uma semana e registrou temperaturas que passaram reiteradamente dos 43ºC em partes de Califórnia, Nevada e Arizona. O calor abrasador pôs enorme pressão sobre a rede elétrica da Califórnia, pois os lares aumentaram o uso do ar condicionado.

Isso levou a um chamado diário para economizar energia a fim de evitar apagões, incluindo alertas de texto enviados aos celulares. O operador da rede elétrica comemorou a cooperação das pessoas, que ajudaram a manter as luzes acesas em todo o estado durante a semana. Espera-se que na quinta-feira seja declarado outro “Alerta Flex”, quando se pedirá que se aumentem os termostatos e se apaguem os principais eletrodomésticos durante horários de ponta.

Os meteorologistas locais dizem que a onda de calor começará a se dissipar nos próximos das, mas advertiram que a Califórnia ainda não está fora de perigo. “O calor perigoso também continua afetando o estado, já que se prevê que as altas temperaturas voltarão a alcançar os 40ºC, particularmente nas regiões do interior do vale”, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

A temperatura média do início de setembro em Sacramento, capital do estado da Califórnia, é de cerca de 32ºC, elevada porém tolerável em um clima de baixa umidade. As máximas aqueceram cerca de 0,7ºC desde o final da década de 1940 e, apesar de pouca mudança na precipitação anual geral, os setembros estão mais secos.

Antes dessa onda de calor, o centro de Sacramento nunca havia registrado uma temperatura superior a 42,7ºC durante o mês de setembro. A série histórica teve início no século XIX. A cidade teve 45ºC na segunda e impressionantes 46,7ºC na terça-feira.

Anúncios