Um incêndio florestal nos arredores de Los Angeles dobrou de tamanho em menos de 24 horas, disseram os bombeiros enquanto o Oeste dos Estados Unidos vivia mais um dia de calor sufocante ontem. Milhares de pessoas receberam ordens para evacuar diante do incêndio crescente nominado como Fairview.
#FairviewFire off Fairview Avenue and Bautista Canyon Road, near Hemet in Riverside County is 23,919 acres and 5% contained. @CALFIRERRUhttps://t.co/azYefDzQih pic.twitter.com/Q0IQlQ7zVi
— CAL FIRE (@CAL_FIRE) September 9, 2022
“O comportamento ativo do fogo ocorreu nas áreas Leste, Sul e Norte do incidente”, informou a Cal Fire, o serviço de combate a incêndios florestais californiano. “O fogo se ativará com um movimento primário para o Leste”, explicou o serviço. A preocupação das autoridades é ainda com outro grande incêndio, chamado de Mosquito Fire.
#MosquitoFire near Oxbow Reservoir, east of Forest Hill in Placer County is 13,705 acres and 0% contained. In Unified Command with @CALFIRENEU, @Tahoe_NF, @PlacerSheriff, and Foresthill Fire Protection District.https://t.co/XfOEpovydU pic.twitter.com/yJEqF4fsZA
— CAL FIRE (@CAL_FIRE) September 9, 2022
Duas pessoas morreram no incêndio, que teve início na segunda-feira, em meio a uma onda de calor que durou mais de uma semana e registrou temperaturas que passaram reiteradamente dos 43ºC em partes de Califórnia, Nevada e Arizona. O calor abrasador pôs enorme pressão sobre a rede elétrica da Califórnia, pois os lares aumentaram o uso do ar condicionado.
Isso levou a um chamado diário para economizar energia a fim de evitar apagões, incluindo alertas de texto enviados aos celulares. O operador da rede elétrica comemorou a cooperação das pessoas, que ajudaram a manter as luzes acesas em todo o estado durante a semana. Espera-se que na quinta-feira seja declarado outro “Alerta Flex”, quando se pedirá que se aumentem os termostatos e se apaguem os principais eletrodomésticos durante horários de ponta.
Os meteorologistas locais dizem que a onda de calor começará a se dissipar nos próximos das, mas advertiram que a Califórnia ainda não está fora de perigo. “O calor perigoso também continua afetando o estado, já que se prevê que as altas temperaturas voltarão a alcançar os 40ºC, particularmente nas regiões do interior do vale”, informou o Serviço Meteorológico Nacional.
A temperatura média do início de setembro em Sacramento, capital do estado da Califórnia, é de cerca de 32ºC, elevada porém tolerável em um clima de baixa umidade. As máximas aqueceram cerca de 0,7ºC desde o final da década de 1940 e, apesar de pouca mudança na precipitação anual geral, os setembros estão mais secos.
Antes dessa onda de calor, o centro de Sacramento nunca havia registrado uma temperatura superior a 42,7ºC durante o mês de setembro. A série histórica teve início no século XIX. A cidade teve 45ºC na segunda e impressionantes 46,7ºC na terça-feira.