Anúncios

Um grande evento de aquecimento estratosférico súbito (Sudden Stratospheric Warming ou SSW) teve início no Norte do Planeta.  A temperatura na estratosfera na altura do Polo Norte subitamente se elevou de -80°C para -20°C. Com o evento de súbito aquecimento estratosférico, cresce a expectativa por eventos de temperaturas extremamente baixas e por períodos prolongados em partes do Hemisfério Norte nas próximas semanas.

Japan Meteorological Agency

Um episódio de Súbito Aquecimento Estratosférico refere-se a um rápido e repentino aumento nas temperaturas entre 10 e 50 km acima da superfície do nosso planeta.


Várias semanas depois, há efeitos indiretos na corrente de jato que podem afetar significativamente o clima na troposfera, na parte mais baixa da atmosfera, trazendo temperaturas extremamente baixas por muitos dias, como testemunhado em 2018 com um evento extremo apelidado de ‘Besta do Leste’ ou ‘Beast of the East’ no Reino Unido e na Irlanda.

Michael Ventrice/Divulgação

Cada episódio de Súbito Aquecimento Estratosférico tem sua própria história e os efeitos jamais são iguais em todas as regiões. Observe nos mapas como os efeitos na temperatura foram distintos nos episódios de 2018 e 2019. 

O aquecimento repentino da estratosfera pode fazer com que a corrente de jato ondule de tal forma que isso pode levar ar excepcionalmente frio do polo para latitudes médias. O chamado vórtice polar que retêm o ar extremamente gelado ao redor do polo colapsa e o ar congelante avança para outras regiões. 

Normalmente, em eventos de SSW, o Norte da Europa, incluindo o Reino Unido, experimenta um longo período de tempo seco e frio enquanto o Sul da Europa, Portugal e Espanha ou Itália, tende a ter tempo mais ameno, chuvoso e com vento. No limite dessas áreas, desenvolvem-se ventos frios de Leste e, em alguns casos, a queda nas temperaturas leva a grandes precipitações de neve, que foi o que aconteceu no início de 2018. Na América do Norte, o Canadá e o Norte dos Estados Unidos em especial é muito atingido por frio extremo. 


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Os eventos de aquecimento estratosférico no inverno são muito importantes, afinal podem mudar o curso do clima de inverno e afetar a circulação global da atmosfera. O colapso do chamado polar vortex sempre  aumenta muito as chances de frio extremo na Europa e nos Estados Unidos Continental, mas os efeitos dependerão muito de como o padrão de pressão que se estabelecem. 

Anúncios