Uma gigantesca espiral de nuvens podia ser vista nas imagens do satélite meteorológico GOES-16 na manhã de hoje sobre o Atlântico Sul, a Leste da Argentina. Trata-se do ciclone extratropical que se formou ontem na costa do Uruguai.
Os dados de análises de modelos numéricos indicavam o centro do ciclone na manhã desta quinta-feira com pressão mínima central de apenas 985 hPa a cerca de mil quilômetros a Leste da cidade argentina de Mar del Plata.
A tendência é que este ciclone siga se deslocando para o Sul e o Leste, afastando-se cada vez mais da América do Sul até amanhã. A pressão atmosférica em seu centro deve cair ainda mais, para valores de até 965 hPa, o que indica um ciclone muito intenso sobre a parte mais Sul do Atlântico.
Este sistema, entretanto, não era intenso quando se formou sobre o Leste do Uruguai e na foz do Rio da Prata no dia de ontem. Por isso, os seus efeitos, como se previa, não foram relevantes no Uruguai e no Rio Grande do Sul, ao contrário do evento da segunda semana de julho.
O sistema trouxe vento de até 70 km/h na área de Punta del Este e deixou o tempo mais ventoso ontem no Sul e no Leste gaúcho. Nos Aparados da Serra, o vento passou de 60 km/h. Na barra do Porto de Rio Grande, o vento chegou a 69 km/h.
O ciclone extratropical ganhou muita intensidade durante a madrugada desta quinta-feira sobre o Atlântico enquanto se movia no sentido Sudeste e se afastava da América do Sul, o que acabou por proporcionar as espetaculares imagens de satélite das últimas horas.
Mesmo se afastando, o ciclone ainda acaba por influenciar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana. Isso porque ele impulsiona ar mais frio do Sul do continente para o estado, trazendo madrugadas frias até domingo.
Hoje, o Rio Grande do Sul já teve um amanhecer de temperatura baixas com mínimas de 1,0ºC em Soledade, 2,3ºC em Quaraí, 2,6ºC em Espumoso e Livramento, 3,3ºC em Tapera, 4,0ºC em Dom Pedrito, 4,4ºC em Uruguaiana, 4,6ºC em Alegrete e 5,0ºC em Bagé.
A madrugada mais fria será a do sábado com previsão de mínimas ao redor de 0ºC a 2ºC na fronteira com o Uruguai, 4ºC a 6ºC no extremo Sul de Porto Alegre e de 7ºC na maioria dos bairros da capital, 3ºC a 5º C nos locais mais frios da região metropolitana, e -2ºC a 0ºC na área de São José dos Ausentes, nos Aparados.