Anúncios

Geada hoje cedo em São Joaquim com o frio intenso no Planalto Sul de Santa Catarina | Mycchel Legnaghi

Santa Catarina teve nesta terça-feira (27) suas primeiras marcas negativas do ano, assim como ocorreu no Rio Grande do Sul. Diversos municípios do Planalto Sul Catarinense e de outras regiões do Estado amanheceram com temperatura abaixo de zero e formação de geada em um começo de manhã congelante e típico de inverno.

A temperatura caiu abaixo de zero, por exemplo, em São Joaquim, Painel, Urupema, Vargem Bonita, Bom Jardim da Serra, Água Doce, Urubici, Lebon Régis e Fraiburgo. Em Urupema, a temperatura mínima desta terça-feira registrada pela Epagri foi de 2,2ºC abaixo de zero.


Com o frio intenso do começo da manhã em Santa Catarina, paisagens típicas de inverno com campos cobertos de geada apareceram no Planalto Sul. A geada chegou a ser moderada a forte em alguns pontos, especialmente em áreas de baixadas em que o ar frio e mais denso se concentra durante a noite com temperatura menor. Foi o caso da área de São Joaquim, onde ao amanhecer era possível até raspar com as mãos o gelo sobre os automóveis no começo da manhã.


Mycchel Legnaghi

Houve a formação de nevoeiro no final da madrugada, denso em alguns locais e com forte restrição de visibilidade horizontal, o que fez com que em algumas áreas o ar saturado de umidade provocasse o derretimento da geada antes de o sol nascer e o dia amanhecer.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O frio não para por ai em Santa Catarina. As mínimas abaixo de zero em Santa Catarina não vão se resumir ao dia de hoje. A previsão da MetSul é que novas marcas negativas sejam observadas na sequência das próximas madrugadas, sobretudo no Planalto Sul. O ar muito seco em altitude com tempo aberto favorecerá intenso resfriamento noturno principalmente em baixadas, mesmo com o enfraquecimento da massa de ar frio que ingressou no começo da semana.

Anúncios