Anúncios

Porto Alegre vai ter chuva em vários momentos do dia hoje com intensidade fraca a moderada e localmente forte em alguns bairros pela interação da circulação ciclônica com vento úmido e nuvens Cumulus com o relevo da cidade | LUCIANO LANES/PMPA

A circulação de umidade de um ciclone extratropical com centro de 1005 hPa na costa de Santa Catarina traz nebulosidade variável nesta quarta no Rio Grande do Sul. Diversas áreas do Estado devem ter períodos de muitas nuvens com chance de chuva passageira, mas o sol aparece em diferentes pontos do território gaúcho, sobretudo no Oeste e no Sul, aponta a previsão do tempo da MetSul.

Maior chance de chuva nas Metades Norte e Leste com momentos de chuva localmente forte a torrencial em pontos do Norte e do Nordeste do território gaúcho. Risco de volumes excessivos no Parque Nacional dos Aparados da Terra e no Litoral Norte, perto de Torres.


O ciclone não traz vento forte na maioria das regiões, mas no Nordeste gaúcho o vento por vezes é moderado com rajadas, especialmente no Leste da Serra e nos Aparados. Com a atuação do ciclone e a instabilidade, a temperatura pouco varia em muitas cidades e o dia é ameno. Faz frio cedo e à noite no Oeste, no Sul e na Serra.

Grande Porto Alegre

A circulação de um ciclone na costa de Santa Catarina traz ainda muitas nuvens com momentos de chuva e garoa ao longo do dia de hoje na Grande Porto Alegre, mas podem ocorrer intervalos de melhoria com ocasionais aberturas na segunda metade do dia.


A chuva na capital e metropolitana é mais frequente e constante que na terça, especialmente na primeira metade do dia, pela atuação do vórtice do ciclone no Nordeste do Rio Grande do Sul. Será predominantemente fraca a moderada, em alguns momentos na forma de garoa, mas haverá períodos de precipitação moderada a forte com mais altos volumes, sobretudo mais ao Norte da Grande Porto Alegre junto à Serra e perto dos morros das zonas Sul e Leste de Porto Alegre pelo efeito orográfico da interação do vento úmido com o relevo.

O vento sopra quase todo o tempo com intensidade fraca, mas em alguns momentos passa a ser moderado com ocasionais rajadas mais ao Sul na área metropolitana, incluindo Porto Alegre. Não há, contudo, expectativa de muitas horas seguidas de vento forte a intenso, como costuma ocorrer com ciclones que se formam tradicionalmente no Leste do Uruguai. O dia é ameno e a tarde terá temperatura agradável. A temperatura varia entre 15ºC e 20ºC.

Previsão do tempo para amanhã

A nebulosidade diminui à medida que o ciclone extratropical se afasta gradualmente da costa do Sul do Brasil e o sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas. Mesmo assim, são previstos ainda períodos de maior nebulosidade com céu nublado a encoberto em parte do dia em diferentes pontos do Estado. Não se afasta precipitação isolada e passageira no Leste do Estado.

O dia é ameno no Rio Grande do Sul e começa frio na Campanha e em pontos do Noroeste do Norte do Estado. A tarde, por sua vez, deve ser de temperatura agradável. Em Porto Alegre, os termômetros tendem a indicar uma mínima de 15ºC e máxima durante a tarde de 21ºC. Vento sopra predominantemente fraco com maior velocidade em áreas costeiras.

Anúncios