Anúncios

O furacão Milton tocou terra por volta das 21h30 desta quarta-feira (hora de Brasília) em Siesta Key, no condado de Sarasota, na costa Oeste da Flórida. Ao tocar terra, Milton era um furacão categoria 3 com vento sustentado máximo de 205 km/h e pressão mínima central no centro da tempestade de 964 hPa.

NWS/NOAA

Siesta Key, uma ilha ao Sul de Sarasota onde Milton acaba de atracar, tem uma longa extensão de areia com vista para águas azuis cristalinas. É considerada por muitos como uma das melhores praias dos Estados Unidos, atraindo turistas e um grande número de aposentados que vivem em comunidades de luxo.

Milton é o segundo furacão poderoso a atingir a região em menos de duas semanas. A grande tempestade de categoria 3 já castigou o estado norte-americano durante a maior parte do dia, com ventos fortes, chuva torrencial e uma série de tornados. Mais de 130 alertas de tornados foram emitidos e houve estragos em consequência dos tornados em vários pontos do Centro e do Sul da Flórida.

Milton é o terceiro furacão a atingir a Flórida neste ano. Com isso, 2024 agora empatou com 1871, 1886, 1964, 2004 e 2005 como o maior número de furacões a tocar terra na Flórida já registrado em uma única temporada.

O furacão Milton é o 5º furacão que atingiu a costa do Golfo do México nos Estados Unidos (Beryl, Debby, Francine e Helene são outros quatro furacões). O número empata com os anos de 2005 e 2020 como o segundo maior número de furacões no Golfo registrados, atrás apenas de 1886 (6 furacões no Golfo).

Chuva extrema, elevação da maré e vento destrutivo acima de 200 km/h acompanham a chegada de Milton ao estado da Flórida nesta noite. A energia elétrica oscilava enquanto moradores ansiosos que haviam fugido das zonas de evacuação se amontoavam nos saguões dos hotéis, ouvindo o vento uivar. Pontes foram fechadas em toda a região devido a previsões de que a maré tempestade poderia atingir até 4 a 5 metros.

A maioria dos condados da Flórida estava em estado de emergência e os serviços de emergência foram suspensos em vários condados porque as condições externas eram muito perigosas. Em várias cidades, o telefone de urgência 911 não está operacional.

Nos minutos seguintes após Milton tocar terra na costa, mais de 770.000 clientes estavam sem energia em toda a Flórida. O número deve aumentar consideravelmente conforme as condições atmosféricas pioram com o deslocamento do furacão sobre terra, cruzando a Flórida de Oeste para Leste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.