Anúncios

Frio retomou força, como previsto, e o Sul do Brasil voltou a ter mínimas muito baixas na madrugada e no amanhecer desta terça-feira com marcas negativas e geada em diversas regiões, especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Geada no amanhecer desta terça-feira em São Francisco de Paula com frio abaixo de zero | Nilson Wolff

O Rio Grande do Sul teve nesta terça-feira (3) o oitavo dia consecutivo com registro de temperatura mínima abaixo de zero. Foi o 49º dia do ano em que a temperatura ficou negativa no Estado. A menor temperatura de hoje foi observada em São José dos Ausentes, onde os termômetros indicaram -5,1ºC.


Catorze municípios do Rio Grande do Sul tiveram mínimas negativas hoje contra somente dois na segunda-feira. Além dos -5,1ºC em Ausentes, os termômetros registraram hoje cedo -2,7ºC em Cambará do Sul, -2,3ºC em São Francisco de Paula, -1,1ºC em Espumoso e Pinheiro Machado, -0,9ºC em Getúlio Vargas, -0,8ºC em Vacaria, -0,6ºC em Capão Bonito do Sul, -0,5ºC em Quaraí, -0,1ºC em Bom Jesus, Bagé, Campos Borges, Santa Rosa e Tapera.

Outras cidades não tiveram marcas negativas, mas também tiveram muito frio. Foram os casos de Caxias do Sul com 0,0ºC, Barra do Quaraí com 0,1ºC, Chapada que teve 0,3ºC, Salto do Jacuí que anotou 0,8ºC, Lagoa Vermelha com 0,9ºC e Pontão com 1,2ºC.

Na Grande Porto Alegre, como se suspeitava e a MetSul informou, nuvens e alta umidade em superfície evitariam resfriamento maior. A mínima na estação convencional da capital gaúcha do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 6,5ºC. A base aérea amanheceu com 7ºC em Canoas, mas chegou a fazer 6ºC no começo da madrugada. Campo Bom anotou mínima de 7,4ºC.


Geada no amanhecer de hoje no município catarinense de São Joaquim | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Em Santa Catarina, a menor temperatura registrada pela Epagri-Ciram foi na localidade de Urupema, no Planalto Sul, com -4,4ºC. Já em Bom Jardim da Serra, a mínima desta terça foi de -4,1ºC. Estações automáticas no município, entretanto, chegaram a indicar mínima de -7,5ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Treze municípios catarinenses que contam com monitoramento por estações meteorológicas começaram o dia com marcas abaixo de zero. No Paraná, estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 0,0ºC em General Carneiro, no Sul do Estado.

Anúncios