Anúncios

O Rio Grande do Sul teve hoje um amanhecer de frio histórico, um dos mais gelados nos últimos cem anos para esta época do ano. A mínima nesta terça (28) em Bom Jesus de 1,8ºC medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi a menor na cidade dos Aparados desde o início das medições em 1948. Por um décimo, apenas um décimo, não foi igualada a menor temperatura já registrada em março por estação meteorológica no Rio Grande do Sul nos últimos cem anos. Agora, a pergunta que não quer calar e nos tem sido feita repetidamente, seja em conversas com vocês do público pelas redes sociais ou mesmo nos contatos com as redações. Este frio é sinal de rigoroso inverno?

Um evento pontual por si só não é um dos melhores preditores do clima meses adiante. Em outubro último, por exemplo, o Nordeste dos Estados Unidos teve a maior nevasca para o mês em um século e meio, só um mês depois do verão, algo que não ocorria desde a Guerra da Secessão (1861-1865) e o inverno americano acabou bem quente (imagem abaixo do NOAA).

Agora, às vezes a natureza dá sinais e como curiosidade vale sim investigar as possíveis correlações, especialmente no âmbito local. Como foram os invernos aqui no Estado nos anos de forte episódio de frio em março durante o último meio século ? Recordando que o episódio atual de frio só encontra paralelo nos últimos 50 anos nesta época em 1964, 1976, 1990 e 2000.

Os mapas acima mostram como foi julho em todos estes anos que tiveram frio bastante forte em março no período 1961-2011. Em 1964, junho e julho foram gélidos. Em 1976, o inverno teve temperatura perto ou abaixo da média, dependendo da região gaúcha. Em 1990, junho foi muito frio e julho congelante com espetacular nevada. Já em 2000, junho foi quente, mas em julho os gaúchos suportaram um gelo memorável com mínimas muito abaixo de zero e neve. A título de curiosidade, a menor temperatura em março durante a primeira metade do século passado (1909-1948) foi de 9ºC em 16 de março de 1916. Naquele ano, a estação fria foi rigorosíssima na Capital. Junho teve média de 10,2ºC com mínima absoluta na cidade de 0,5ºC e julho anotou média de 10,0ºC com mínima de 0,8ºC.