Anúncios

O sábado vai começar com temperatura baixa para esta época do ano em muitas cidades do Sul do Brasil, em particular do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As mínimas cairão a valores abaixo a muito abaixo da média histórica do mês de dezembro com frio fora de época.

Sob tempo mais aberto e um perfil mais seco da atmosfera, a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul deve ter mínimas de 10ºC a 13ºC, mas haverá pontos do estado em que os termômetros marcarão temperaturas de um dígito, ou seja, abaixo de 10ºC, que são pouco frequentes em dezembro.


Estas mínimas de um dígito podem ocorrer na Campanha e nas regiões serranas da Metade Norte gaúcha, em particular na região dos Campos de Cima da Serra, em cidades como Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Jaquirana, São Francisco de Paula e outras.

Na Serra Gaúchas, em cidades como Canela, Gramado e Caxias do Sul, as mínimas podem cair abaixo de 10ºC em zonas de baixadas, onde o ar frio mais denso e pesado tende a se concentrar à noite em madrugadas de tempo aberto e vento calmo a fraco.


Em Porto Alegre, a temperatura mínima na estação oficial do bairro Jardim Botânico deve ficar ao redor de 14ºC, mas em pontos mais ao Sul da cidade pode fazer 11ºC a 13ºC, mesma marcas previstas para alguns pontos da área metropolitana, como nas zonas rurais de Gravataí, Viamão e Novo Hamburgo.

Por que o frio fora de época? A explicação está em uma massa de ar frio de trajetória marítima na costa do Sul do Brasil associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa na altura do Rio da Prata. A influência desta massa de ar frio se dá no Sul do Brasil e em áreas mais perto da costa da Região Sudeste.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) em 1500 metros do modelo europeu para a madrugada deste sábado | METSUL

Modelo europeu projeta alta pressção de 1.025 hPa na manhã deste sábado | METSUL

Sempre é importante lembrar que incursões de ar frio nesta época do ano costumam trazer temperatura baixa apenas no período noturno. O número de horas de sol é maior que no inverno e as tardes tendem a ser agradáveis ou mesmo um pouco quentes. Neste sábado, embora o começo de dia frio em várias regiões, a tarde deve ter mais de 30ºC no Noroeste gaúcho.

Hoje cedo, os termômetros já indicaram mínimas baixas à medida que o ar mais frio ingressava no estado. Fez 9,7ºC em Bagé, 11,0ºC em São José dos Ausentes; 11,9ºC em Dom Pedrito; 12,1ºC em Canela. 12,3ºC em Caçapava do Sul; 12,4ºC em Cambará do Sul; 12,5ºC em Canguçu; 12,6ºC em Livramento; 12,8ºC em Encruzilhada do Sul; e 13,1ºC em Jaguarão.

A temperatura mínima em Bagé de 9,7ºC de hoje cedo, para se ter ideia, está nas médias de inverno. A mínima média histórica mensal na cidade da Campanha, segundo a série 1991-2020, é de 9,0ºC em junho, 8,1ºC em julho e 9,4ºC em agosto. Assim, a mínima de hoje cedo em Bagé ficou perto da média mínima de agosto na cidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios