Anúncios

Poxa, MetSul como vocês informam que em Ausentes fez temperatura negativa hoje se no rádio e na televisão disseram que não marcou menos de 3°C positivos? Microclimas! Microclimas! Microclimas!!!


Veja a foto acima. Ela é de São Joaquim (SC) hoje cedo. Cuide  que onde está o fotógrafo (no ponto mais alto) não tem geada no chão. Agora se o fotógrafo caminhar apenas mais um ou dois minutos em direção à baixada encontrará muita geada no chão. A temperatura apenas 100/150 metros à frente, na baixada, deve estar 5°C/6°C menor que no local onde fez a foto, a despeito da mínima distância (uma quadra fosse numa cidade).

O ar frio é mais denso e pesado. Quando a massa de ar frio chega com vento os pontos altos têm as mínimas. Quando a massa de ar frio já está estabilizada ou saindo com ingresso de ar quente em altitude, os vales e baixadas (seja em regiões quase planas ou de Serra) registram as mínimas. O ar mais frio e pesado escoa para as partes mais baixas do terreno.

Por isso, Ausentes teve mínima hoje de 3,7°C na estação do Inmet. Ela está sobre um morro. Já estação automática particular em parte baixa do município anotou mínima de 1,4°C abaixo de zero.


Como algumas emissoras e veículos de imprensa trabalham apenas com dados de estações do Inmet, instaladas majoritariamente em pontos altos, no noticiário destes meios “não está mais tão frio”. Só que a realidade é outra. Segue muito frio, mas a temperatura baixa agora está concentrada em vales e baixadas, o que apenas uma rede mais abrangente de estações consegue captar.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios