A temperatura caiu a valores extraordinariamente baixos na madrugada deste sábado em pontos isolados das áreas de maior altitude do Sudeste do Brasil, em particular na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O frio provocou formação mais uma vez de geada em cidades da região, cobrindo a paisagem de gelo em algumas localidades do Sul mineiro.

Frio tem trazido madrugadas congelantes e de geada em cidades serranas do Sul de Minas Gerais nesta semana | PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA

Dados mostraram que a temperatura despencou a 9,1ºC abaixo de zero 9,1ºC na estação meteorológica do Campo Belo, no Parque Nacional de Itatiaia, localizada a 2.350 metros de altitude, no estado do Rio de Janeiro. O parque registra mínimas extremas pela sua grande altitude em massas de ar frio fortes ou sob ar extremamente seco no outono e no no inverno.

O frio foi extremo também em setores das áreas de maior altitude do Sul do estado de Minas Gerais com estações meteorológicas registrando -7,3ºC em Delfim Moreira, -1,4ºC em Monte Verde e -0,6ºC em Maria da Fé.

No estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a madrugada de hoje foi igualmente muito fria. A temperatura mínima observada na estação automática particular da Vila Inglesa, em Campos do Jordão, desceu a 2,4ºC abaixo de zero.

É importante enfatizar que estas marcas de frio ocorrem em áreas isoladas em regiões de relevo elevado ou montanhoso com densidade populacional baixa ou quase nula, como são os casos das montanhas do Parque de Itatiaia.

No geral, embora tenha feito frio em várias cidades do Sudeste, a temperatura sequer chegou perto de marcas tão baixas. Na região serrana do Rio, por exemplo, Nova Friburgo teve 4,9ºC e 6,9ºC. Fez ainda 5,8ºC no Pico do Couto e 5,3ºC em Paty do Alferes. Na cidade do Rio, as mínimas foram baixas com 13,1ºC na Vila Militar e 13,7ºC em Jacarepaguá.

No estado de Minas, a temperatura em Belo Horizonte caiu a 10ºC na estação do Cercadinho. Vários municípios mineiros anotaram marcas de um dígito, portanto, abaixo de 10ºC. Fez 2,6ºC em Caldas, 6,7ºC em São João del Rei, 7,9ºC em Varginha, 8,4ºC em Barbacena, 8,5ºC em Patrocínio e 9,0ºC em Viçosa.

No estado de São Paulo, conforme dados do Ciiagro, as mínimas desceram a 4,4ºC em Itapetininga, 4,8ºC em Limeira e 5,3ºC em Corumbataí. Na cidade de São Paulo, pelas medições do Centro de Gerenciamento de Emergências, fez 6,6ºC em Marsilac, 7,2ºC na Capela do Socorro e 9,8ºC em Parelheiros.

O frio no Sudeste se explica pelo ar muito seco que cobre a região. Em São Paulo, ontem à tarde, a umidade caiu a 7% em Campos do Jordão (1.600 metros). Já no Rio de Janeiro, a estação do Parque Nacional de Itatiaia, acusou umidade de apenas 8% na sexta-feira. No Sul de Minas Gerais, as cidades de maior altitude da região também anotaram valores de umidade do ar excepcionalmente baixos na sexta. Monte Verde (1.550 metros) teve 8%. Por sua vez, Delfim Moreira (1.200 metros) desceu a 14%.

Com o ar extremamente seco, a temperatura despenca em áreas de maior altitude, onde pelas variações do relevo se formam verdadeiros “poços de frio” em que as mínimas são por demais baixas. Nestas áreas de altitude, o ar frio (mais denso e pesado) escoa para as baixadas durante o processo de resfriamento noturno as mínimas extremas acabam sendo registradas por estações meteorológicas instaladas justamente em baixadas, que se transformam nestes verdadeiros “poços de frio” com mínimas absurdamente baixas em noites de tempo seco, aberto e sem vento.