Anúncios

Canela (foto) teve amanhecer com frio de 5°C na região do parque do Caracol nesta terça-feira | Edimilson Watzlavick

O Rio Grande do Sul teve hoje mínimas mais comuns de serem observadas nos meses frios de junho e julho, no auge do inverno, em pleno mês de novembro. A madrugada foi muito fria para a época do ano em várias cidades da Serra e dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho.

A menor temperatura ocorre em São José dos Ausentes, onde os termômetros de estação automática particular indicaram apenas 3,6ºC às 6h15. Esta é uma marca que proporciona a ocorrência de geada. Outras estações automáticas particulares igualmente indicaram marcas muito abaixo do que é normal para esta época do ano na região dos Aparados. Em Tainhas, em São Francisco de Paula, por exemplo, fez 5,6ºC. Já em Cambará do Sul, a temperatura durante a madrugada desceu a 6,1ºC.


O frio se fez sentir também na Região das Hortênsias. No Parque Estadual do Caracol, no município de Canela, a mínima desta terça-feira foi de apenas 5,7ºC. A estação encontra-se em uma baixada em que a temperatura cai mais à noite que na área urbana do município. Já em Gramado, a mínima de hoje no Alphaville foi de 8,3ºC.

Em outros pontos da Serra e dos Aparados da Serra, os termômetros apontaram hoje cedo mínimas de 6,6ºC em Farroupilha, 8,2ºC em Caxias do Sul, 8,4ºC em Vacaria e 8,8ºC em Bom Jesus.

As menores mínimas registradas no começo desta terça ocorreram principalmente em estações meteorológicas instaladas em baixadas. Em pontos mais altos, dentro dos mesmos municípios, as marcas foram mais altas e em muitos pontos acima dos 10ºC.

Em noites de céu claro ou escassa nebulosidade, vento calmo e ar seco, como se deu na última madrugada, o ar mais frio e denso escoa para as áreas mais baixas, onde o resfriamento acaba sendo acentuado com grandes variações térmicas em microclimas urbanos e rurais.

As próximas madrugadas nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul vão seguir frias. Um reforço de ar frio que avança pelo Oceano Atlântico chega entre hoje e amanhã ao Leste gaúcho, o que vai prolongar o período com noites frias.

Apesar de fazer frio cedo, o ar seco e o tempo aberto favorecem rápido aquecimento e as tardes são agradáveis e até um pouco quentes, despencando a temperatura a partir do entardecer e do começo da noite.


Ao menos até o começo da semana que vem são esperadas mínimas baixas para novembro nas cidades de maior altitude e que tendem a se concentrar em zonas de baixadas. Dados estão a indicar um perfil muito seco da atmosfera no Nordeste gaúcho nas madrugadas da sexta e do próximo fim de semana.

Tal cenário sinaliza para condições propícias para resfriamento noturno muito acentuado e mínimas bastante baixas para esta época do ano, inclusive com a formação de geada isolada em baixadas. A área de São José dos Ausentes, pela altitude e o relevo com muitas baixadas, tende a registrar as menores mínimas e geada.

Anúncios