O frio e a neve chegaram cedo à península ibérica. Diferentes pontos dos Pirineus, na Espanha, registram precipitação de neve nesta sexta-feira (25). A neve ocorre em cotas acima de 1.500 metros de altitude, no Norte espanhol, e cai com força a ponto mesmo de acumular em algumas localidades das montanhas.

Uma massa de ar frio vinda do Ártico ingressou entre ontem e hoje na península ibérica, derrubando a temperatura. As rajadas de vento estão perto ou acima dos 100 km/h com sensação térmica extremamente baixa em pontos do Norte espanhol, nas localidades em que se registra neve nesta sexta-feira. O ar polar avançou também para a Itália, trazendo acentuado declínio da temperatura.


Em Portugal, a queda da temperatura foi sentida principalmente no Norte do país, onde em pontos da região as mínimas ficam abaixo dos 10ºC. As tardes, apesar da massa de ar frio, serão agradáveis na maior parte do território de Portugal com marcas acima dos 20ºC. Em Lisboa, a previsão é de mínimas entre 14ºC e 16ºC com máximas de 22ºC a 24ºC no fim de semana. Já no Porto, tendência de mínima de 10ºC a 12ºC e máximas de 20ºC a 22ºC no sábado e no domingo.