Anúncios

Curitiba (foto) terá uma terça-feira de muitas nuvens, chuva, alta umidade e começo de queda da temperatura | JOSÉ FERNANDO OGURA/AEN

A chuva aumenta nesta terça-feira em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com uma frente fria e um centro de baixa pressão enquanto mais ao Sul do Brasil é o frio que se intensifica com o avanço de uma massa de ar frio, antecipa a MetSul Meteorologia.

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Alguns pontos ainda vão ter momentos de maior nebulosidade. Não se descarta chuva no Alto Uruguai assim como no final do dia de forma isolada no Sul gaúcho com a aproximação de um centro de baixa pressão a parto da Argentina.

O dia será agradável no estado gaúcha e as menores mínimas ocorrem no Sul, na Campanha e na fronteira com o Uruguai, com marcas de um dígito em diversas localidades. No Norte gaúcho a influência do ar frio é ainda menor e as marcas são amenas, porém mais a Leste, na Serra e nos Campos de Cima da Serra, a sensação é de frio.

Porto Alegre terá um dia de sol e nuvens com alguns momentos de maior nebulosidade nesta terça. A temperatura mínima é mais baixa que nos últimos dias, entre 14ºC e 15ºC na maior parte da cidade, e não atingir 23ºC à tarde na maioria dos bairros.


O vento se intensifica hoje no Rio Grande do Sul à medida que um centro de baixa pressão com ar ainda mais frio se aproxima do território gaúcho. O vento aumenta principalmente no Oeste e no Sul do estado na segunda metade do dia.

Mais ao Norte, a previsão da MetSul indica muitas nuvens ainda nesta terça em Santa Catarina com chuva ao menos em parte do dia na maioria das localidades. A chuva ainda pode ser forte em alguns pontos, especialmente do Norte e do Nordeste do estado catarinense.

Os mais altos índices de precipitação nesta terça, entretanto, devem ocorrer sobre o Paraná que terá uma terça-feira de abundante nebulosidade e chuva generalizada, moderada a forte em parte do dia em grande número de cidades, sobretudo do Norte paranaense. Curitiba terá um dia chuvoso e úmido com queda de temperatura.

Projeção de chuva para hoje do modelo alemão Icon | METSUL

No Centro-Oeste do Brasil, a instabilidade atinge hoje principalmente o estado do Mato Grosso do Sul com chuva moderada a forte em diferentes pontos. Não se pode descartar o risco de alguns temporais isolados com nuvens carregadas.

Já no Sudeste do Brasil, a chuva alcança nesta terça áreas de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A chuva se concentra mais no território paulista. Em Minas, chove mais no Sul e no Triângulo Mineiro. No Rio, onde o dia é de sol e nuvens com calor, instabilidade apenas muito isolada e com maior chance perto de São Paulo.

Modelos numéricos indicam a possibilidade de chuva acima de 100 mm em alguns municípios de São Paulo, principalmente do Sul e do Leste paulista, entre esta terça e amanhã. Com isso, há risco de chuva localmente forte com possibilidade de alagamentos.

A instabilidade se reforça no estado paulista entre hoje e amanhã com a formação de uma área de baixa pressão e a aproximação pelo Sul de uma massa de ar frio. A passagem de uma frente fria nesta quarta-feira manterá e reforçará a instabilidade no estado de São Paulo.

Anúncios