Anúncios

Cidades dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo amanheceram nesta sexta-feira (19) com temperatura atipicamente baixa para o mês de fevereiro e muito abaixo do que é normal para esta época do ano.

Dados da rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram mínimas no Mato Grosso do Sul de 12,0ºC em Iguatemi, 12,7ºC em Santa Rita do Pardo, 13,6ºC em Rio Brilhante, e 14,2ºC em Itaquiraí. Já no interior paulista, as estações do Inmet apontaram mínimas de 10,6ºC em Rancharia e 14,1ºC em Valparaíso.


O mesmo cenário meteorológico foi responsável por temperatura muito baixa para o mês de fevereiro em pontos do estado do Paraná. Em Marechal Cândido Rondon, na região do Oeste paranaense, a mínima desta sexta foi de apenas 12,7ºC. Frio muito mais intenso foi observado em General Carneiro, cidade de altitude, no Sul do Paraná, com 5,9ºC, marca de inverno.

Por que fez tanto frio nesta época do ano, em pleno fevereiro, em cidades que deveriam estar com calor e noites muito mais quentes? Um centro de baixa pressão no Atlântico Sul impulsionou ar mais seco e frio pelo interior do continente. Isso trouxe resfriamento no Sul do Brasil e que chegou ao Sul do Centro-Oeste e o Oeste do estado paulista. Até geou ontem em Santa Catarina.


NOAA/NESDIS

O tempo aberto e o perfil seco da atmosfera são fatores determinantes para o resfriamento maior nesta época do ano. Na imagem acima do canal de vapor d’água observa-se uma área em que atmosfera está muito seca que abrange o Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

Anúncios