Anúncios

O Rio Grande do Sul teve ontem (11/2) o 10º dia seguido com máximas de 40ºC ou superiores, fato raro. As máximas alcançaram 40,5ºC em Santa Rosa, 39,8ºC em Santa Cruz do Sul, 39,4ºC em São Luiz Gonzaga, 39,0ºC em São Borja, 38,9ºC em Porto Alegre, 38,6ºC em Santa Maria, 38,5ºC em São Leopoldo, 38,4ºC em Campo Bom, 38,3ºC em Teutônia, e 38,2ºC em Quaraí e Uruguaiana. O calorão, porém, está com as horas contadas. Frente fria que porá fim à histórica onda de calor ontem trouxe temporais de chuva e vento forte para Buenos Aires e Montevidéu, assim como para cidades do interior do Uruguai.  


Cidade de Buenos Aires escureceu durante a manhã da terça-feira com a chegada do temporal – C5N/Reprodução


Instabilidade que atingiu a cidade de Buenos Aires cruzou o Rio da Prata e alcançou Montevidéu – Atrasdelzoo/Twitter


Capital uruguaia registrou chuva forte de curta duração e rajadas de vento na chegada do temporal à tarde – Damnaza Chicoe


Logo após Montevidéu foi a vez da famosa praia Punta del Este (Maldonado) registrar tormenta – ConeceyDisfruta/Twitter


No fim da tarde da terça-feira, o temporal chegou ao concorrido balneário de Punta del Diablo, em Rocha – Carla Xavier

No final da terça, a instabilidade já tinha chegado à fronteira com o Uruguai e ao Extremo Sul do Estado Nesta quarta-feira, frente fria pouco organizada começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, rompendo o bloqueio atmosférico que favoreceu a onda de calor histórica. Já chove desde cedo em alguns pontos, principalmente do Sul e do Oeste, e no decorrer da manhã a instabilidade alcança grande parte da Metade Sul. Da tarde para a noite chove em várias regiões. Há risco de chuva forte em pontos localizados e de temporais isolados de vento e granizo, alguns até fortes. O sol chega a aparecer com nuvens em muitas cidades, especialmente da Metade Norte, com calor e abafamento. A instabilidade impede aquecimento nos mesmos níveis dos dias anteriores. Até o final desta quarta, refresca com rajadas de vento Sul associadas ao ar frio no Sul gaúcho.

Projeção de chuva acumulada (em mm) para os próximos sete dias do modelo norte-americano GFS indica volumes altos de chuva no Rio Grande do Sul com a instabilidade agora desta frente fria e mais chuva indicada para a próxima semana

A chuva será irregular com baixos volumes em algumas cidades e intensas precipitações em outras na passagem desta frente fria. Ao encontrar o ar quente na dianteira, a frente pode provocar temporais de vento e granizo, com risco de danos. Massa de ar frio na retaguarda ingressa no Estado amanhã e sexta com importante queda da temperatura e marcas amenas. O ar frio chega com rajadas fortes de vento Sul, sobretudo no Sul e no Leste gaúcho. No Litoral Sul as rajadas podem chegar a 80 km/h. Devido ao vento forte sobre o oceano, o mar vai ficar bastante agitado e deve ter ressaca – que se alerta pode ser forte- amanhã e sexta no Litoral Sul e na sexta e durante o fim de semana no Litoral Norte do Estado com ondas de até 3m.   


Em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade deve ser mais forte na quinta e durante a sexta-feira com chuva localmente forte e temporais isolados, alguns fortes com vento e granizo. Antes, ainda faz muito calor nesta quarta-feira (12). No Uruguai, o tempo vai melhorar com a presença do sol e temperatura muito mais baixa, inclusive com sensação de frio devido ao vento Sul moderado/forte. No domingo (15) e na segunda (16) voltaria a chover em Montevidéu e outros locais do Uruguai.