Uma nova frente fria vai cruzar pelo Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil neste começo de semana, trazendo chuva para a grande maioria das localidades. 

O sistema começa a ingressar pelo Oeste gaúcho nesta segunda-feira e se moverá rapidamente para Leste, alcançando grande parte do território gaúcho até o final da segunda. O sistema ainda atua, principalmente no Sul e no Leste do Estado, na madrugada e na manhã da terça. Em Porto Alegre e região, a frente fria deve chegar entre o final da segunda-feira e as primeiras horas da terça. Ainda na terça, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens em diversas regiões.

Será uma frente de passagem rápida e os volumes de chuva em quase todo o Rio Grande do Sul devem ser baixos, logo sem grande impacto no quadro de estiagem. A chuva até deve ser por vezes forte isoladamente e trazer volumes mais altos em alguns pontos, mas essa não será a realidade na maior parte dos municípios,

O sistema frontal estará associado a um centro de baixa pressão que  vai dar origem a um ciclone extratropical, o terceiro em sequência em apenas dez dias, e que vai chamar atenção nas imagens de satélite pelo seu vórtice (rosca) sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O ciclone impulsiona ar frio para o Sul do Brasil, mas não será uma incursão significativa de ar frio.