Anúncios

Chuva retorna para São Paulo nos próximos dias após semanas de tempo seco na capital paulista | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A cidade de São Paulo experimenta uma longa sequência de dias sem chuva, mas que está perto de acabar. Uma frente fria vai mudar o tempo na capital paulista neste fim de semana com chuva e a semana que vem reserva ainda mais água tanto na cidade como no interior do estado de São Paulo.

Na capital paulista, o último registro de precipitação acumulada em 24 horas até 9h da manhã é do dia 11 de maio com 13,6 mm. Desde então, nenhum dia anotou precipitação com ar mais seco dominando o tempo no estado paulista.

No interior do estado de São Paulo, no centro do estado, a última vez que a estação de São Carlos anotou chuva em 24 horas foi também no dia 11 de maio com 17,6 mm. Já no Norte do estado, em Franca, o último registro de chuva em 24 horas se deu em 27 de abril com 1,3 mm.

O sábado na cidade de São Paulo ainda terá sol e nuvens com temperatura elevada para esta época do ano que vai passar dos 27ºC e pode atingir 28ºC a 29ºC em alguns bairros. Já no domingo, o tempo começa a mudar. A nebulosidade aumenta e a temperatura declina um pouco, situando-se ao redor de 23ºC. Grande parte ou todo o dia podem ficar sem registro de precipitação, mas se houver será muito fraca e mais na segunda metade do domingo, sobretudo na forma de garoa em alguns pontos.

A grande mudança do tempo vem mesmo é na próxima semana. O período entre a segunda e a quinta da semana que vem deve ser marcado por abundante nebulosidade e tempo fechado com instabilidade na capital paulista. Pode chover em todos estes dias na cidade de São Paulo.

Dados de modelos numéricos indicam que entre terça e quarta da semana que vem um centro de baixa pressão vai avançar do Mato Grosso do Sul para o Sul do Brasil entre terça (30) e a quarta-feira (31), levando chuva para todas as regiões do estado de São Paulo.

Então, a frente fria que chega entre domingo e segunda deve trazer volumes muito baixos de precipitação e em muitos locais do estado de São Paulo sequer deve chover pelo sistema frontal. O sistema que vai gerar chuva mais volumosa será a baixa pressão de terça para quarta, tanto na capital como no interior.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo meteorológico ECMWF do Centro Europeu, disponível ao assinante na seção de mapas, em que se observa a tendência de a chuva alcançar todas as áreas de São Paulo na semana que vem, inclusive com a possibilidade de volumes altos para esta época do ano em algumas cidades.

Na segunda metade da semana que vem, de quinta em diante, de acordo com os dados de hoje dos modelos, ar mais seco começaria retornar ao estado paulista com a melhora do tempo e a volta do sol na grande maioria dos municípios.