Uma frente fria vai trazer mais chuva para o Rio Grande do Sul neste fim de semana e depois reforçará a instabilidade nos demais estados do Sul do Brasil e também na Região Sudeste, antecipa a MetSul Meteorologia.
Parte do território gaúcho, especialmente o Sul e o Leste do estado, enfrentam vários dias seguidos de tempo instável pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, o que trouxe elevados volumes de chuva para o Sul gaúcho e diferentes municípios da faixa costeira.
A instabilidade associada a esta área de menor pressão atmosférica persistia na Metade Leste gaúcha nesta sexta com chuva e garoa em diferentes pontos, inclusive na região de Porto Alegre que tem o quinto dia seguido com precipitação.
Neste sábado, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia a cobertura de nebulosidade aumenta muito com o avanço de áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão no Paraguai.
Por isso, embora já possa chover de manhã em pontos do Oeste, da tarde para a noite a chuva deve alcançar diversas regiões gaúchas, mas na grande maioria dos locais sem altos volumes.
Já no domingo, com o deslocamento de uma frente fria, o tempo segue instável em parte do Rio Grande do Sul. Chove em pontos do Sul gaúcho no começo do dia, contudo ao longo do domingo o tempo melhora.
Na Metade Norte do estado, muitas nuvens e chuva em diversas localidades pelo avanço do sistema frontal, mas da tarde para a noite começam a ocorrer momentos de melhoria e alguns pontos podem ter aberturas.
A frente é de fraca intensidade porque impulsionada por uma massa de ar frio mais frio que não chega a ser forte e terá maior impacto no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Sul do estado.
O sistema frontal, com uma área de baixa pressão no Paraguai, vai trazer chuva durante o domingo para muitos locais de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para sábado, domingo e segunda, de acordo com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu, e que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui).

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa, a chuva no Rio Grande do Sul deve afetar neste fim de semana mais pontos das Metades Norte e Leste com baixos acumulados na maioria das áreas enquanto no Oeste gaúcho as precipitações serão mais irregulares e em alguns pontos sequer pode chover.
No Paraná, no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo há um maior risco de chuva localmente forte, especialmente no domingo, não se descartando ainda temporais isolados com queda de granizo e vendavais.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.