Paulo Henrique Pinheiro

A quarta-feira foi escaldante com quase 40ºC no Rio Grande do Sul e máximas de até 45,3ºC no Norte da Argentina. Ontem, como previsto, ocorreu uma guinada no tempo com vento forte e queda acentuada de temperatura a partir da chegada de uma frente fria ao Estado.

Em Santa Cruz do Sul, que teve 39ºC na tarde de quarta e registrou 29,6ºC no final da manhã de ontem, a temperatura às 17h da quinta-feira era de 17,4ºC. Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no primeiro minuto do dia anotava 25,9ºC e passou a tarde inteira ontem com marcas entre 12ºC e 13ºC. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicavam ontem 18ºC na mesma hora em que na véspera fazia 37ºC. Canela saiu de 28ºC ao meio-dia para 16ºC no final da tarde. Passo Fundo teve quase 32ºC no final da manhã e à tarde a temperatura tinha despencado para 18ºC. Caxias do Sul tinha 31ºC ao meio-dia e no fim da tarde anotava 17ºC. Se o calor cedeu aqui, ontem Santa Catarina teve um dia tórrido. Em Blumenau fez 40,4ºC.

Como o calor intenso estava ao Norte do Estado, a virada do tempo na quinta-feira ocorreu com vendavais em cidades do Norte gaúcho que tiveram parte do dia com temperatura elevada. Em Soledade (foto), no Alto da Serra do Botucaraí, houve danos no município como quedas de postes, árvores e destelhamentos de muitas casas e prédios. Dois bairros da cidade foram fortemente atingidos pelo vendaval. Mormaço, Bom Jesus e Vacaria igual tiveram forte vento com danos quando da chegada da frente fria. Em Marau, vendaval trouxe queda de árvores e destelhamentos.