A temperatura na tarde de ontem chegou a 30,6ºC em Santa Rosa, efeito do ingresso de ar muito quente que organizou frente quente, responsável pela instabilidade em parte da sexta-feira na Grande Porto Alegre e outras áreas. A chuva atingiu principalmente cidades do Centro, Oeste e o Sul gaúcho à medida que o ar quente pressionava a frente para o Sul, abrindo o tempo na Metade Norte com calor.
Hoje, o ar tropical domina o Estado e traz jornada atipicamente quente pra junho. A temperatura alta, contudo, não dura muito. Frente fria avança neste domingo e na segunda-feira, trazendo chuva para grande parte do território gaúcho.
Chamamos atenção que entre amanhã e segunda pode chover forte em algumas regiões, sobretudo do Centro pro Norte do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre, com volumes altos em diversas cidades. Temporais isolados não são descartados. Os maiores volumes previstos pelo modelo WRF da MetSul entre amanhã e segunda são para o Nordeste gaúcho, em especial a Serra e os Aparados.
Na sequência, ingressa uma massa de ar frio que será responsável por acentuado declínio da temperatura na próxima semana. Devem ser esperadas noites muito frias, especialmente na Metade Sul que pode ter vários dias com mínimas perto de 0ºC ou negativas.
E, atenção, que vários modelos indicam que no final da semana que vem, na sexta, poderia ingressar massa de ar polar muito intensa com temperatura baixíssima e marcas negativas na esmagadora maioria das cidades gaúchas.