Frente fria já trouxe uma grande mudança do tempo nos países do Prata e agora começa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul com aumento de nuvens e queda de temperatura. Grande parte do Sul do Brasil, entretanto, segue sob a influência de uma grande massa de ar muito quente com temperaturas atipicamente altas para esta época do ano.
A frente fria trouxe chuva e temporais no final do sábado e na madrugada deste domingo para o Uruguai. Caiu granizo de maior diâmetro na localidade de Cuchilla Alta, no departamento de Canelones, no Sul do Uruguai.
A chuva veio ainda acompanhada de muitos raios. Os volumes de chuva na passagem da frente pelo Sul e o Leste do Uruguai, entretanto, foram muito baixos. A região está em grave crise hídrica e sob necessidade urgente de precipitações volumosas.
Mais cedo, no sábado, o sistema frontal trouxe chuva e temporais para a província de Buenos Aires. As tempestades isoladamente fortes a severas atingiram principalmente pontos da costa de Buenos Aires.
A diferença de temperatura de ontem para hoje é marcante na região do Prata com marcas muito inferiores às observadas no sábado com a troca da massa de ar muito quente para a mais fria.
O Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, às 9h de sábado anotava uma temperatura de 24ºC e às 9h deste domingo fazia 9ºC. No Uruguai, no Aeroporto de Carrasco, na área metropolitana de Montevidéu, a temperatura do meio da manhã do sábado de 24ºC com forte vento Norte caiu para 12ºC e vento Oeste às 9h de hoje.
A imagem de satélite do começo da tarde deste domingo mostra que a frente fria responsável pela mudança do tempo nos países do Prata já alcançou o Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e acentuada queda da temperatura no Sul gaúcho.
No começo da tarde deste domingo, às 13h, a temperatura atingia 31ºC em Parobé e 30ºC em Feliz, Taquara, Porto Vera Cruz e Venâncio Aires. Porto Alegre estava com 28ºC. Grande parte do estado gaúcho ainda estava sob influência do ar quente.
No Sul do estado, ao contrário, a temperatura estava muito menor com a chegada da frente fria. Às 13h, os termômetros indicavam 16,1ºC em Rio Grande, 17,3ºC no Chuí, 17,5ºC em Jaguarão, 18,1ºC em Bagé e 18,3ºC em Livramento.
Nas próximas horas, o sistema frontal de escassa atividade se desloca para Norte e muda o tempo em parte do Centro e do Leste gaúcho com ingresso de nuvens baixas e a mudança do vento com queda de temperatura, com prováveis rajadas em alguns pontos.
Em muitos locais, a mudança de temperatura ocorre apenas com a rotação do vento e sem chuva. Porto Alegre é uma das cidades que deve ter mais tarde neste domingo a mudança do vento com queda de temperatura após os quase 30ºC desta tarde.
Nesta segunda, a frente passa a ser semi-estacionária com chuva em pontos do Oeste, da fronteira com o Uruguai e, especialmente, do Sul gaúcho. Parte do Leste gaúcho, no entorno da Lagoa dos Patos, pode ter instabilidade muito fraca.
A temperatura declina nesta segunda no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, mas o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul seguirão sob ar quente com temperatura elevada para esta época do ano. Já o Sul deve ter um dia frio com marcas à tarde de 11ºC a 12ºC enquanto no Noroeste estará fazendo 27ºC a 29ºC.