Anúncios

Frente fria traz um dia de muita chuva hoje no Rio Grande do Sul com instabilidade em todas as regiões e à medida que um ciclone extratropical começa se formar na região do Rio da Prata e ar mais frio avança pelo interior do continente, o sistema frontal vai avançar para Santa Catarina e o Paraná com chuva e risco de temporais.

Imagem do satélite GOES-16 das 7h desta quarta-feira mostra uma espiral de nuvens no Centro de Argentina da formação de um ciclone e a frente fria associada se estendo da Bolívia ao Nordeste da Argentina, Paraguai e o Rio Grande do Sul | INMET

No Rio Grande do Sul, esta quarta-feira será de muitas nuvens com predomínio do céu nublado a encoberto com chuva em todas as regiões. A chuva é por vezes forte a intensa em muitos locais e vem acompanhada de trovoadas com risco de temporais tanto de vento como de granizo. O risco de tempo severo é maior na Metade Norte, onde a frente encontra ar mais quente em sua dianteira e propicia a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical, portanto mais carregadas.


A partir do Oeste, no decorrer do dia, com o ingresso de ar mais seco e frio que traz declínio da temperatura e sensação de frio à noite na região, a nebulosidade deverá gradualmente entrar em diminuição e o sol pode aparecer em diferentes pontos hoje à tarde. Uma melhoria do tempo, contudo, só ocorre na maioria das regiões gaúchas nesta quinta com o sol aparecendo entre nuvens em parte do Estado e mesmo assim haverá circulação ciclônica com muitas nuvens e chance de chuva ou garoa em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, principalmente no Sul gaúcho.

A frente fria avança para Norte ao longo desta quarta e muda o tempo na maior parte de Santa Catarina. Cidades catarinenses que começaram esta quarta com sol e nuvens devem ter aumento de nebulosidade e chuva. Chove na grande maioria dos municípios catarinenses até o fim do dia. Os volumes no estado, em geral, não devem ser altos, mas isoladamente pode chover forte com risco de temporais.

O tempo começa a melhorar na quinta-feira em Santa Catarina a partir do Oeste, porém parte do dia ainda deve ter chuva na maioria das regiões. No final da quinta é que se espera que grande parte do território catarinense esteja com tempo firme pela chegada de ar mais frio e seco. No Nordeste catarinense, na região do Vale do Itajaí, a melhora do tempo tarda mais.


No Paranã, o tempo começa a mudar também nesta quarta-feira. O sol aparece ainda em grande parte do território paranaense e será mais um dia quente com rajadas de vento Norte em algumas regiões, entretanto a nebulosidade começa a aumentar. A chuva chega inicialmente nesta manhã pelo Sudoeste, na região de Foz do Iguaçu e Pato Branco, e alcança outras áreas na segunda metade do dia. Não deve chover, contudo, em todo o Paranã hoje.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A instabilidade se torna mais generalizada sobre o Paraná é durante esta quinta-feira que terá muitas nuvens no estado. A chuva deve ser irregular e os volumes tendem a não ser altos na maioria das localidades, mas a frente fria pode trazer chuva por vezes forte em alguns pontos e ao encontrar o ar quente sobre o Paraná entre hoje e amanhã tem potencial para causar alguns temporais isolados. Na sexta, apesar de a chuva parar em diversos pontos, novas áreas de instabilidade podem avançar do Mato Grosso do Sul para o território paranaense.

Anúncios