Anúncios

Cidade de São Paulo terá aumento de nuvens, chance de precipitação e queda de temperatura durante esta quinta-feira | METSUL METEOROLOGIA

Uma frente fria vai mudar o tempo na cidade de São Paulo entre esta quinta e a sexta-feira com aumento de nebulosidade, chance de chuva e queda de temperatura. Esta frente avançou hoje pelo Rio Grande do Sul com instabilidade e derrubou a temperatura à tarde em até 15ºC na comparação com o dia anterior em algumas cidades.

A influência da frente fria, que vai passar mais pela costa, vai encerrar uma longa sequência de dias de temperatura acima da média durante a tarde na capital paulista, embora as primeiras madrugadas do inverno tenham sido frias na cidade de São Paulo.

A temperatura vem há dias acima da média na cidade de São Paulo. Desde o começo do inverno astronômico há uma semana as máximas na estação do Mirante de Santana foram de 24,1ºC no dia 21; 25,3ºC no dia 22; 25,1ºC no dia 23; 26,4ºC no dia 24; 26,9ºC no dia 25; 27,3ºC no dia 26; 25,7ºC no dia 27; e 25,8ºC nesta quarta-feira.

Para se ter ideia de como as tardes têm sido quentes para esta época do ano, a temperatura máxima média histórica de junho na estação do Mirante de Santana é de 22,9ºC. Ou seja, todas as tardes desde o começo do inverno anotaram máximas acima da climatologia normal no mês de junho.

O sistema frontal traz aumento de nebulosidade, chuva e garoa nesta quinta em cidades perto da costa no estado de São Paulo. Mais para o interior paulista o tempo segue firme e seco. Na cidade de São Paulo, embora o sol possa aparecer com nuvens, a nebulosidade aumenta e não se descarta precipitação, na forma de chuva ou garoa, com baixos volumes.

Com o aumento da nebulosidade e o ingresso de ar mais frio, a temperatura mínima não se altera muito, mas as máximas declinam. Por isso, a tarde desta quinta deve ser diferente dos últimos dias com marcas ao redor de 20ºC ou 21ºC na maioria dos bairros.

Na sexta, o céu ainda deve ter muitas nuvens ao menos em parte do dia na capital paulista e não se afasta precipitação passageira. A mínima fica em torno de 14ºC ou 15ºC e a máxima ao redor dos 22ºC, logo perto do que é normal em junho.

Uma vez que a massa de ar frio que acompanha a frente fria não é de forte intensidade e, ao contrário deve chegar com tímida intensidade em áreas costeiras do Sudeste, não vai esfriar muito. As mínimas não se alteram significativamente em relação ao que vem se registrando, mas as máximas declinam, sobretudo na costa e no Sul da capital paulista e Grande São Paulo. No interior de São Paulo, a temperatura segue elevada.