Anúncios

O deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul neste domingo trouxe chuva forte a intensa em diversas regiões com temporais isolados de vento forte e granizo. A localidade mais castigada pelo tempo severo associado ao deslocamento do sistema frontal foi Panambi, no Norte gaúcho.

O avanço da frente fria, associada a um ciclone na costa de Buenos Aires, foi precedido pelo ingresso de ar quente transportado por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera em quadro pré-frontal. A temperatura se elevou a 28,9ºC em Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha.

Na Grande Porto Alegre, a máxima subiu a 28,4ºC em Campo Bom. Porto Alegre foi a 27,8ºC. A maior temperatura máxima na área metropolitana, entretanto, ocorreu na estação automática da cidade de Parobé com 29,2ºC.


Em doze horas, entre 7h e 19h deste domingo, a frente fria provocou volumes de chuva de 57 mm em Passo Fundo, 56 mm em Rosário do Sul, 54 mm em São Luiz Gonzaga, 53 mm em Horizontina, 49 mm em Caçapava do Sul, 46 mm em Santo Augusto, Pelotas, e Pedro Osório, 45 mm em Cachoeira do Sul, 43 mm em Rio Grande, 42 mm em Capão do Leão e 40 mm em Santa Rosa.

Com isso, os volumes aumentaram ainda mais na sequência de sete dias seguidos de chuva que se iniciou na última segunda-feira com acumulados em uma semana acima de 200 mm em muitas cidades. Com isso, a chuva em sete dias até o começo da noite desta segunda atingia 315 mm em Caçapava do Sul, 247 mm em São Luiz Gonzaga e 224 mm em Soledade.

A cidade mais castigada por chuva e temporal neste domingo na chegada da frente fria foi a de Panambi, no Noroeste do estado. A tempestade severa com chuva intensa, granizo e vendaval causou grandes alagamentos, queda de árvores e destelhamentos na cidade.

ANDERSON OLIVEIRA

ANDERSON OLIVEIRA

ANDERSON OLIVEIRA

ANDERSON OLIVEIRA

ANDERSON OLIVEIRA

Na vizinha cidade de Condor, o temporal arrancou telhas e parte da estrutura do posto de saúde. O prédio do sindicato que fica ao lado do hospital também sofreu danos com a intensidade dos ventos e parte do telhado foi arrancada com o vento. Há relatos ainda de residências que também sofreram danos com a tempestade severa.

A frente fria alcançou Porto Alegre e região metropolitana por volta das 19h com chuva forte em alguns pontos, trovoadas e rajadas de vento perto de 60 km/h na base aérea de Canoas e no Aeroporto Salgado Filho. O temporal afetou o tráfego aéreo na área da capital. Antes, à tarde, área de instabilidade isolada causou granizo miúdo em Campo Bom e na Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo.

No outro lado da fronteira, na província argentina de Misiones, a chegada da frente fria trouxe também muita chuva. O intenso aguaceiro causou alagamentos e inundou locais de votação da eleição local que ocorria neste domingo.

A frente fria avança agora pelo Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste nesta noite do domingo com chuva e risco de temporais isolados, mas tende a enfraquecer e perder organização ao se deslocar pelos dois estados nas próximas horas.

A boa notícia para o Rio Grande do Sul é que o tempo vai melhorar e que a instabilidade que dura uma semana está com as horas contadas porque vai chegar ao fim nesta segunda. O começo do dia ainda tem chuva em setores do Norte e do Leste do estado, o que fará desta segunda-feira o oitavo dia seguido com registro de chuva no Rio Grande do Sul.

O tempo, entretanto, melhora no território gaúcho e, finalmente, firma. Uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão ingressa no estado, afasta a frente fria, a nebulosidade diminui e o sol aparece ao longo desta segunda em todas as regiões. Será uma jornada de temperatura agradável, mas esfria à noite, quando ocorrem as mínimas de hoje. Sensação será de frio em algumas cidades na noite desta segunda.

Anúncios