Anúncios

Uma frente fria avança entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O sistema frontal está associado a um ciclone extratropical muito ao Sul do Atlântico, a Leste dos Ilhas Malvinas. Esta frente foi responsável por trazer chuva na província de Buenos Aires e no Uruguai, mas com baixos volumes na maioria dos locais.

Trata-se de uma frente de pouca atividade e sem uma massa de ar frio de maior intensidade em sua retaguarda. Está acompanhada de pouca umidade e, por isso, não produz acumulados de precipitação significativos em sua passagem. Em muitos locais, inclusive, não chove ou só muito pouco.

É o caso do Rio Grande do Sul, onde este sistema frontal chegou neste sábado com aumento de nebulosidade e chuva em alguns pontos do Oeste e do Sul gaúcho, mas, como era previsto pela MetSul Meteorologia, com acumulados muito baixos e precipitação um tanto irregulares e mal distribuídas.


A frente traz aumento maior de nuvens neste domingo no Rio Grande do Sul com céu nublado a encoberto na maioria das localidades. Chove ou garoa em diversas regiões gaúchas, contudo de forma irregular e com baixos volumes na maioria das áreas. As precipitações são tão mal distribuídas que sequer chove em várias cidades.

As nuvens aumentam ainda em Santa Catarina e o Paraná com chuva mais do Meio-Oeste para o Oeste catarinense e no Paraná em pouquíssimos locais, mais concentrados no Sudoeste paranaense.

Na segunda-feira, o dia começa com muita nebulosidade ainda no Sul do país, entretanto no decorrer do dia a cobertura de nuvens diminui e o sol aparece na maioria das localidades. Por isso, aquece mais à tarde com 24ºC a 27ºC em diversos municípios. Pode chover ou garoar ainda em baixo número de locais dos três estados da região no começo do dia.

Na terça-feira, a Região Sul deve ter ainda menos nuvens e o tempo estará mais aberto com sol presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Ar mais quente ingressa na região e a tarde será quente para a segunda quinzena de maio com máximas de 27ºC a 29ºC em muitos pontos da Grande Porto Alegre, vales, Centro do estado, Oeste e o Noroeste gaúcho. A tarde será quente ainda em vários pontos de Santa Catarina e o Paraná.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva do modelo meteorológico alemão Icon para hoje, amanhã, segunda e terça-feira. Observa-se como a instabilidade atua mais neste fim de semana e será fraca e mal distribuída. Na segunda, enfraquece e o tempo firma. Na terça, tempo firme no Sul do Brasil.

Esta frente fria, assim, não terá maiores efeitos no Sudeste do Brasil porque fraca, com pouca umidade associada e não conseguir romper o bloqueio atmosférico do ar seco no Brasil Central. Traz aumento de nuvens em estados da região neste fim de semana e na segunda, em particular em São Paulo, mas não alcança o Centro do Brasil, logo não chove. O tempo deve seguir sem precipitação, assim, por muitos dias na maior parte do Sudeste.

Anúncios