Anúncios

Frente fria trará chuva e acompanhada de trovoadas com risco de alguns temporais isolados nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul | GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com aumento de nuvens e ocorrência de chuva na maioria das regiões gaúchas até o final do dia. Embora grande parte do dia seja de tempo firme, a frente traz chuva também para parte de Santa Catarina até o final da quarta.

O sistema frontal é impulsionado por uma massa de ar frio que vai trazer temperatura mais baixa no final desta semana com madrugadas frias e mesmo chance de geada. A mudança no tempo começa ainda durante a primeira metade do dia.

A frente fria se intensifica de manhã entre o Oeste e o Sul do estado com chuva em diversas localidades. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens em parte do dia com aumento de nebulosidade e presença de fumaça.

Da tarde para a noite desta quarta-feira, a frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e até o final do dia deve levar chuva para a maior parte das cidades gaúchas. Em algumas cidades do Norte e do Nordeste gaúcho, a chuva apenas deve chegar à noite ou no começo da madrugada da quinta.

Correntes de vento de Noroeste, que precedem o ingresso da frente, trazem maior quantidade de fumaça de queimadas do Norte da América do Sul para o estado horas antes da chegada do sistema frontal. Em diferentes cidades, a fumaça pode ser mais densa com restrição de visibilidade e aspecto de névoa no ar.

Na região de Porto Alegre, a perspectiva é que grande parte da quarta ainda transcorra sem chuva com instabilidade maior prevista para a área da capital e região metropolitana no período entre o final da tarde desta quarta e o começo da madrugada da quinta.

Não podem ser descartados alguns temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento forte quando da chegada da frente, mas, no geral, o risco de tempo severo não é alto e quaisquer ocorrências de tempestades tendem a ser localizadas no estado.

A frente fria já traz chuva para algumas áreas de Santa Catarina no final da quarta-feira e para outras regiões do território catarinense na quinta. No decorrer da quinta, a frente provoca chuva também em várias regiões do Paraná, mas não se prevê que chova em todo o estado paranaense.

Chuva na passagem da frente fria

Há risco de chuva moderada a forte em diversas localidades durante o avanço da frente fria, mas como será um sistema meteorológico de passagem rápida não são esperados, em geral, acumulados de precipitação muito altos entre esta quarta e quinta-feira.

METSUL

De acordo com a maioria esmagadora dos modelos numéricos de previsão do tempo analisados pela MetSul Meteorologia, grande parte dos municípios gaúchos deve ter volumes entre 10 mm e 30 mm com acumulados localmente superiores na passagem do sistema frontal.

Temperatura cai acentuadamente

A temperatura cai acentuadamente com a chegada da frente fria no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A tarde será de marcas baixas em muitas cidades. Em grande parte do estado, as mínimas da quarta-feira ocorrerão à noite, no final do dia.

METSUL

No Norte do estado, no Alto Uruguai e nos Campos de Cima da Serra, a temperatura ainda será alta à tarde antes da chegada do sistema frontal. Por isso, enquanto a maioria das cidades gaúchas terá uma tarde fria a amena, a região de Erechim terá uma tarde quente nesta quarta.

A tendência é que ar mais seco e frio ingresse no Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira, afastando a frente fria e a instabilidade com a melhora do tempo e o retorno do sol com nuvens para a maioria das localidades sob temperatura amena com frio cedo e novamente à noite.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.