Frente fria vai mudar o tempo neste fim de semana com chuva, vento e possibilidade de temporais isolados no primeiro de vários episódios de instabilidade do mês de agosto, de acordo com a projeção meteorológica da MetSul Meteorologia.

Frente fria pode trazer muitos raios em parte do Rio Grande do Sul | DENIS GOERL/ARQUIVO
Áreas de instabilidade, algumas isoladamente fortes e com tormentas, atuam desde a noite de ontem no Centro da Argentina com chuva e tormentas localizadas, alcançando o Uruguai.
Nesta sexta-feira, as perturbações atmosféricas associadas ao ingresso de ar quente em altitude já atingem áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, mas na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo firme ainda predomina.
O cenário muda neste sábado. Embora o sol apareça durante o dia com nuvens em um grande número de cidades e com tempo abafado, a atmosfera se instabiliza com chuva irregular e trovoadas na maioria das regiões ainda entre a madrugada e de manhã, prosseguindo à tarde em parte do estado.
No domingo, uma frente fria se ativa na primeira metade do dia sobre o estado. Chove na maioria das regiões na madrugada e durante a manhã a chuva afeta mais áreas do Centro para o Norte gaúcho. Da tarde para a noite, a instabilidade se concentra mais na Metade Norte, sobretudo no Norte gaúcho, enquanto na Metade Sul o tempo firme vai predominar.
Na segunda-feira, embora uma melhora temporária em áreas do Centro para o Norte gaúcho entre a tarde e a noite do domingo, voltaria a chover durante a segunda-feira com a persistência do tempo firme com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade na Metade Sul.
A frente fria vai afetar ainda a maior parte de Santa Catarina com instabilidade até o final do domingo e na segunda-feira. No Paraná, nos dois dias a chance de chover é maior em setores do Oeste e do Sul do estado, podendo alcançar mais locais durante a segunda.
Vento Norte antes da frente fria
A frente fria será precedida por uma corrente de jato em baixos níveis forte a intensa que trará ar quente neste sábado para o Rio Grande do Sul com temperatura elevada e sensação de abafamento.
A corrente de jato vai trazer vento do quadrante Norte neste sábado pelo cenário pré-frontal com rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das regiões, mas isoladamente superiores, como na região de Santa Maria e elevações nos vales e no Sul.

Vento máximo projetado pelo modelo WRF para o fim de semana | METSUL
Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura.

Corrente de jato em baixos niveis será intensa neste sábado | METSUL
Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Tal como as principais correntes de jato, as polares e subtropicais, são “rios” na atmosfera, embora em menor escala e geralmente em velocidades mais lentas.
Da mesma forma, são o resultado de gradientes (diferenças) de temperatura em altitudes mais baixas, que levam a um gradiente de pressão e um fluxo de ar perpendicular a esse gradiente.
Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes que trazem ar quente costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Praia e o Rio Grande do Sul.
Frente fria trará chuva com grande variabilidade de volumes
Os modelos divergem muito sobre o quanto deve chover na passagem desta frente fria, mas a tendência geral é que os maiores acumulados se registrem na Metade Norte do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem se aproximar e passar de 50 mm em algumas cidades.
Os mapas abaixo, disponíveis ao assinante na nossa seção de mapas (assine aqui), trazem as projeções de chuva acumulada até segunda-feira dos modelos do Centro Europeu (ECMWF), do Met Office do Reino Unido (UKMET) e do modelo alemão (ICON).

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa nos mapas, há uma divergência entre os modelos sobre onde vai chover mais com uma grande variabilidade de volumes e uma tendência de chover menos na Metade Sul gaúcha.
Há risco de temporais isolados com a frente
A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva localmente forte com raios e trovoadas, e ainda acompanhada de granizo e/ou vento forte neste fim de semana e na segunda-feira.
O risco maior é granizo, uma vez que a atmosfera estará muito aquecida em altitude. Mesmo assim, vendavais localizados com rajadas muito fortes não podem ser afastados sob a presença da corrente de jato em baixos níveis. Há condições ainda para muitos raios e fortes trovoadas em algumas localidades.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.