Frente fria muda o tempo neste fim de semana em parte do Sudeste do Brasil. O sistema frontal que está agora no Sul do Brasil e que é impulsionado por uma massa de ar frio que derrubou a temperatura nas últimas horas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina provocará resfriamento em cidades mais próximas da costa nos estados paulista e fluminense assim como aumento de nebulosidade com chance de precipitação e vento.
Como a MetSul já destacou, o corredor de fumaça que ontem atuou nos estados do Sul do Brasil e trouxe mesmo redução de visibilidade em superfície vai atuar neste sábado no Sudeste do país, atingindo mais os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com isso, especialmente em São Paulo, espera-se que haja muita fumaça na atmosfera em grande número de cidades paulistas. No Rio, o efeito será menor, embora perceptível.
Na cidade de São Paulo, o sábado é de sol e nuvens. A condição pré-frontal traz o ingresso de ar mais quente com forte elevação da temperatura. Será um dia quente. As máximas na capital paulista podem chegar a 28ºC ainda durante a manhã ou no começo da tarde.
Da tarde para a noite, o vento muda e começa a ingressar umidade vinda da costa com aumento de nuvens, chance de chuva leve ou garoa e queda acentuada da temperatura. Por isso, o meio da tarde, tradicionalmente a hora mais quente do dia, pode ter marcas menores que o final da manhã. À noite, sensação de frio na capital paulista com 15ºC e possível precipitação leve.
Amanhã, períodos de muitas nuvens ainda na cidade de São Paulo com chance de garoa ou chuva leve em parte do dia, mas podem ocorrer aberturas. O dia começa e termina com frio de 12ºC. Já a tarde bastante amena deve ter ao redor de 17ºC.
Na cidade do Rio de Janeiro, o dia de ontem foi o mais quente do inverno com máxima oficial de 38,5ºC. A maior temperatura do ano, até o momento, foi de 39,9ºC em 27 de janeiro na estação do Inmet em Marambaia. Este sábado será outro dia escaldante com máxima muito altas e que vão passar de 35ºC na maioria dos bairros.
Ocorre que do meio ou final da tarde para a noite o tempo vai mudar com aumento de nuvens, vento que pode soprar com rajadas fortes e acentuado declínio da temperatura à medida que a massa de ar mais frio que avança do Sul alcança o litoral fluminense. Não se descarta chuva no fim do dia na cidade do Rio de Janeiro.
A frente fria ainda traz muitas nuvens para a cidade do Rio durante o domingo com momentos de precipitação e que vão impedir uma maior elevação da temperatura que vai se manter mais baixa e agradável durante todo o dia com vento fraco a moderado, mas por vezes com rajadas.