Anúncios

Um ciclone extratropical que impulsionou uma frente fria com chuva e temporais nos estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil se afasta rapidamente do continente à medida que se intensifica sobre o Oceano Atlântico. A frente fria associada ao sistema, porém, ainda induz instabilidade em vários pontos do Centro do Brasil.

NOAA

A imagem de satélite do GOES-16 mostrava a espiral de nuvens do ciclone na tarde desta quarta-feira sobre o Oceano Atlântico, longe da costa, em latitudes que correspondem ao Uruguai. O centro do sistema estava na manhã de hoje com pressão de 983 hPa nas coordenadas 36ºS e 40ºW.

A tendência é o ciclone seguir se afastando da área continental da América do Sul nesta quinta-feira enquanto se move para Leste e Sudeste. A sua pressão atmosférica central, porém, deve cair ainda mais e ficar abaixo de 980 hPa.

Na imagem de satélite era possível ver também na tarde de hoje a frente fria ligada ao ciclone se estendendo pelo oceano até a costa do Sudeste do Brasil. Entre ontem e hoje, a frente estimulou canal de umidade com chuva e temporais isolados em vários pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Temporais isolados com vendavais atingiram entre ontem e hoje diversas cidades nos quatro estados do Sudeste do Brasil, inclusive com estragos em alguns municípios. No Espírito Santo, os temporais causaram chuva intensa com alagamentos em cidades do Sul capixaba nesta quarta.

No Rio Grande do Sul, a circulação de umidade do sistema em alto mar ainda provocou períodos de maior nebulosidade durante esta quarta-feira. Como se previa, registrou-se até precipitação fraca em alguns pontos da Metade Norte gaúcha.

Sem circulação, a quinta-feira dos gaúchos terá a presença do sol em todas as regiões do Rio Grande do Sul, embora acompanhado de nuvens na grande maioria das localidades. Uma massa de ar mais frio e seco impulsionada pelo ciclone extratropical no oceano cobre o estado e proporciona o dia de tempo mais aberto.

O começo da manhã tem temperatura baixa para o fim de outubro em diversas localidades e não aquece muito durante o dia, o que vai levar a uma tarde de temperatura bastante agradável no estado. No Noroeste, a temperatura se eleva mais, mas ainda assim não se espera uma tarde de calor. O vento sopra de Sul a Leste, predominantemente fraco.

A frente fria associada ao ciclone na costa ainda canaliza umidade no Centro do Brasil e esta quinta-feira terá novamente chuva localizada em todos os estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. A chuva isoladamente será forte em alguns momentos e com risco de temporais localizados de vento e granizo.

As pancadas ocorrem principalmente da tarde para a noite, embora já chova durante a manhã em diferentes locais. A chuva pode se forte e com temporais localizados mais em áreas como o Norte e o Nordeste de São Paulo, o Centro-Sul de Minas Gerais, e em pontos do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.