Anúncios

Frente fria que avança pela costa do Brasil organiza um canal de umidade com chuva e temporais isolados em vários pontos do Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. A instabilidade mais forte ocorre entre os estados do Centro-Oeste e do Sudeste do país com nuvens muitos carregadas em diferentes pontos.

Imagem de satélite do GOES-16 das 19h deste domingo | METSUL

A imagem do canal infravermelho do satélite meteorológico GOES-16 do Brasil do início da noite deste domingo mostrava múltiplas áreas de instabilidade sobre o Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, assim como em pontos isolados de áreas do Nordeste que estão mais próximas do Brasil Central.

A frente fria derrubou a temperatura no Sul e já trouxe alívio em muitas áreas do Sudeste, como na cidade de São Paulo, mas ainda fez muito calor neste domingo no interior paulista, em grande parte do Centro-Oeste e em Minas Gerais.

Máximas acima de 40ºC foram observadas neste domingo no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Minas, o calor foi extremo no Norte e no Leste do estado, como se previa, com máximas de 43,1ºC em Araçuaí; 42,8ºC em Itaobim; e 41,6ºC em Governador Valadares.

A umidade trazida pela frente fria, ao interagir com a massa de ar quente, acaba por formar nuvens de grande desenvolvimento vertical com chuva localmente forte a intensa capaz de gerar alagamentos e ainda temporais que, isoladamente, podem ser fortes a severos com queda de granizo e vendavais.

É o que explica fortes a intensas áreas de instabilidade terem eclodido durante a tarde deste domingo em diversos pontos do Sudeste do Brasil, notadamente no interior de São Paulo, o que era projetado pelos modelos numéricos e alertado pela MetSul Meteorologia.

Fortes áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil podem ser vistas no começo da noite deste domingo | METSUL

Nesta segunda, as pancadas de chuva tornam a ocorrer. Chove já entre a madrugada e de manhã em diferentes pontos, mas a instabilidade maior ocorre da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno forma nuvens Cumulus com maior desenvolvimento que trazem as pancadas e os temporais.

A dinâmica atmosférica é muito parecida com os meses do verão. Ar tropical quente e úmido, diferentemente dos últimos dias em que a atmosfera estava seca, favorece a formação de nuvens à medida que a temperatura se eleva durante o dia e as pancadas de chuva e tempestades localizadas ocorrem principalmente da tarde para a noite.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para esta segunda-feira | METSUL

A tendência é que este padrão de sol, nuvens, períodos de maior nebulosidade e chuva, forte em pontos isolados e com tempestades localizadas, se repita ao longo de quase toda esta semana nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, ar mais seco inibe chuva em grande parte das cidades de terça em diante.

No Sul, o tempo seco predomina sob ar mais seco neste início de semana. O sol predomina nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. A primeira metade do dia terá céu claro em muitas áreas do estado. No decorrer do dia, porém, nuvens altas do tipo Cirrus ingressam pelo Oeste e alcançam todas as regiões.

Ar seco cobre o Rio Grande do Sul, o que vai favorecer uma grande amplitude térmica, ou seja, a diferença de temperatura entre a mínima da noite e a máxima da tarde. O amanhecer é bastante ameno para esta época do ano e até um pouco frio em algumas localidades, mas a tarde será quente com calor mais em cidades da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte gaúcho.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.