Anúncios

O tempo mudou no fim da tarde deste sábado em Porto Alegre com chuva leve e que veio acompanhada da formação de um arco íris por volta das 18h35 a 19h45 e que encantou que olhou para o céu.

CÁSSIO SILVA

O arco íris chegou a ser duplo com o segundo arco muito visível e o secundário aparecendo de forma mais tímida, especialmente no setor Norte da capital, onde se concentrava a precipitação naquele momento.

A instabilidade ocorre pela chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e que, como se esperava, enfraqueceu e trouxe volumes baixos de precipitação na maioria dos locais por onde o sistema frontal passou.

Porto Alegre teve um sábado de sol e nuvens predominantemente altas com sensação de abafamento. A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico foi de 28,7ºC.

Já na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou a passar dos 30ºC em algumas cidades com registros de temperaturas máximas neste sábado de 32,1ºC em Viamão; 30,5ºC em São Leopoldo; e 30,1ºC em Sapucaia do Sul.

Entenda por que se formou o arco-íris

Por que se formou o arco íris? A tarde foi de sol e nuvens altas com aumento da nebulosidade. Entre 18h e 19h a frente fria alcançou a área da capital com chuva fraca, coincidindo com os raios crepusculares do entardecer, o que acabou por formar o arco íris que chegou a ser duplo.

Mas o que é um arco-íris duplo? Um arco-íris duplo é um fenômeno óptico que ocorre quando dois arcos íris aparecem no céu simultaneamente. O arco principal, ou primário, é o mais brilhante e bem definido, enquanto o arco secundário aparece acima do primário, com cores mais fracas e invertidas.

O fenômeno é resultado da refração, reflexão e dispersão da luz solar nas gotículas de água presentes na atmosfera. A diferença entre os dois arcos está na forma como a luz é refletida dentro das gotículas.

No caso do arco primário, a luz entra na gotícula de água, sofre uma única reflexão interna e, ao sair, é decomposta nas cores do espectro visível. Já o arco secundário ocorre quando a luz sofre duas reflexões internas antes de sair da gotícula.

Esse percurso adicional faz com que o arco secundário seja mais fraco e com as cores invertidas, pois a ordem do espectro se inverte devido à segunda reflexão. A separação entre os dois arcos, chamada de “banda escura de Alexandre”, é uma região mais escura no céu, situada entre o arco primário e o secundário.

GABRIEL WOLKIND

Isso acontece porque a luz refletida das gotículas de água na direção intermediária entre os dois arcos não é suficiente para criar um arco-íris visível. Essa característica acentua ainda mais a distinção entre os dois arcos e contribui para a beleza do fenômeno.

Os arcos íris duplos são mais comuns em situações específicas, como após chuvas leves ou em áreas onde gotículas de água ficam suspensas no ar, como em cachoeiras. A posição do observador em relação ao sol e às gotículas de água também é crucial para a formação do fenômeno.

Veja mais fotos do arco íris em Porto Alegre

Leitores da MetSul Meteorologia registraram em fotos o arco íris que se formou no fim da tarde deste sábado em Porto Alegre. Veja os registros do fenômeno feitos pelos nossos leitores.

TIAGO ANDREIS

LUDZERA1/X

CRISTIANO NORO

THIAGO ADAMSKI

RAMIRO ROSÁRIO

METSUL

Como fica o tempo no domingo

Porto Alegre terá um domingo com muitas nuvens por efeito ainda da frente fria sobre o Sul do Brasil. São esperados períodos de garoa e chuva predominantemente fraca em diferentes momentos do dia, mas podem ocorrer intervalos de melhoria temporária com chance de ocasionais aberturas. A mínima ficará em torno de 18ºC e a máxima ao redor de 23ºC sob massa de ar mais ameno.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios