A MetSul Meteorologia alerta para um quadro de risco de tempo severo no Rio Grande do Sul neste sábado. Uma frente fria vai se intensificar e avançar pelo Estado ao longo do dia, trazendo chuva localmente forte a intensa com temporais de vento e granizo isolado. Dados de modelagem numérica sugerem potencial para tempestades maior que o desta sexta-feira que teve vendavais na madrugada.
Modelos analisados pela MetSul indicam que são prováveis episódios de vento forte a intenso no deslocamento da frente com possibilidade de vendavais que em algumas localidades podem provocar danos e transtornos como falta de energia, queda de árvores e postes, colapso de estruturas e destelhamentos. Chuva localmente forte, especialmente entre o Centro e o Norte gaúcho, pode trazer elevados volumes em curto período com chance de alagamentos. A chuva virá ainda acompanhada de raios. A instabilidade atua ainda no começo do dia no Oeste do Estado e se propaga pelo território gaúcho ao longo da madrugada e da manhã do sábado.
A única área com baixo risco de tempo severo é o Sul gaúcho em municípios ao Sul de Pelotas. Na segunda metade do sábado, gradualmente a instabilidade deve ceder e no final do dia já haverá várias regiões sem chuva e com o tempo firmando.
Essa frente fria atingirá Santa Catarina e o Paraná com temporais no decorrer do dia, em especial da tarde para a noite, sendo prováveis alguns vendavais localizados. Até o fim do sábado, o sistema alcança o Sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo com chuva e muito provavelmente temporais que isoladamente podem ser fortes a intensos com alto risco de vendavais.
Centro de alta pressão passa a cobrir o Rio Grande do Sul no domingo, proporcionando a melhora do tempo e a presença do sol em todo o Estado. O ingresso de ar mais seco e frio traz temperatura baixa para a época do ano no começo e no final do dia em vários pontos do território gaúcho. A tarde terá temperatura muito agradável. O tempo seco predomina ainda no Rio Grande do Sul na segunda e na terça com jornadas de sol e madrugadas de temperatura baixa a amena, conforme a região. A partir da terça, as marcas devem voltar a se elevar.