Frente fria que avançará pelo Rio Grande do Sul trará chuva para Porto Alegre entre o final desta terça e o começo da quarta com queda de temperatura e sensação de frio | FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira mais um dia de abundante nebulosidade, embora o sol tenha aparecido em vários pontos da Metade Norte. O tempo ficou mais fechado no Sul e no Oeste do Estado, inclusive com registro de precipitação bastante fraca em diversos pontos, mas com acumulados muito baixos que em vários municípios ficou entre traço (inapreciável) e 1 mm.

Com o tempo mais aberto na Metade Norte sob ar mais quente e o tempo fechado e instável no Sul e no Oeste, a temperatura variou muito durante a tarde no Rio Grande do Sul de uma região para a outra. No Oeste e no Sul gaúcho, as máximas foram baixas e até o final da tarde não tinham superado 12,9ºC em Jaguarão e Livramento e 13,6ºC em Bagé e Canguçu. Já na Metade Norte, os termômetros indicaram 23,9ºC em Santa Rosa, 23,8ºC em São Luiz Gonzaga, 23,7ºC em Teutônia e 23,1ºC em Ibirubá.

Uma frente fria deve mudar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul no decorrer desta terça-feira e vai trazer chuva para a grande maioria das localidades gaúchas. A instabilidade vai ser mais generalizada no estado gaúcho na segunda metade do dia e parte da terça ainda terá tempo firme com sol entre as nuvens e temperatura mais alta.

A frente fria traz chuva desde cedo nesta terça-feira para o Oeste e o Sul gaúcho, onde o dia terá muitas nuvens com instabilidade. Já na Metade Norte e o Centro do Estado, o sol aparece com nuvens por algumas horas, mas a nebulosidade aumenta e o tempo tende a se instabilizar com chuva da tarde para a noite à medida que a frente avança para Norte. É o caso, por exemplo, de Porto Alegre e região metropolitana.

Ar mais frio na retaguarda do sistema frontal já traz um dia frio nesta terça com máximas baixas à tarde no Oeste e no Sul gaúcho. As máximas na maioria dos municípios destas áreas do Rio Grande do Sul devem ficar entre 11ºC e 13ºC com marcas de 6ºC a 9ºC no final do dia. Nas demais regiões, aquece antes da chuva com tempo ameno e máximas ao redor ou acima dos 20ºC. Esfria com a chegada da instabilidade com frio à noite, quando muitas cidades da Metade Norte terão entre 12ºC e 14ºC.

Os volumes de chuva previstos na passagem desta frente fria pelo Rio Grande do Sul serão baixos na grande maioria das localidades gaúchas. Já em Santa Catarina e no Paraná, a influência deste sistema frontal será mínima e nos locais em que chover, e não serão muitos, os acumulados tendem a ser irrisórios. Veja a projeção de chuva para 72 horas até 9h de quinta do modelo de alta resolução WRF da MetSul, disponível ao nosso assinante na seção de mapas.

Uma massa de ar frio ingressa após a passagem da frente fria que nesta terça-feira trará chuva no Rio Grande do Sul. As madrugadas de quarta e quinta serão as mais frias, mas não se trata de uma incursão de ar frio de forte intensidade e o que será determinante para uma queda maior da temperatura durante a noite será o tempo mais aberto e o ar mais seco. Na quarta, o dia começa ainda com chuva, garoa e frio em cidades do Nordeste gaúcho, incluindo a capital.

A Campanha e fronteira com o Uruguai podem ter 1ºC a 3ºC em diferentes municípios no amanhecer de quinta, o que irá propiciar a formação de geada. A temperatura pode cair abaixo de zero na região de São José dos Ausentes nas madrugadas de quinta e sexta-feira, com geada moderada a forte. Pontos da Grande Porto Alegre podem anotar 4ºC a 5ºC no amanhecer da quinta.