Anúncios

A instabilidade que durante quatro dias na Argentina trouxe chuva com volumes de 300 mm a 400 mm, enchentes, vendavais, granizo até gigante e tornados, com sado de danos e mortos, ingressou ontem de madrugada no Rio Grande do Sul a partir do Oeste. Como esperado, a Metade Oeste foi a área mais afetada.

Fabio Maciel/Porteira Adentro

Em Uruguaiana, a chuva atingiu 100 mm na área urbana e passou de 150 mm em pontos da zona rural, logo choveu em horas a média do mês todo. Houve alagamentos na cidade. Quaraí, Alegrete, Itaqui e Rosário do Sul estão entre as cidades que anotaram de 60 mm a 80 mm em suas áreas urbanas.


Fernando Alves

Na maior parte do Rio Grande do Sul ainda fez calor com 36,9ºC em Santa Rosa e 35,6ºC em Porto Alegre, Campo Bom e Teutônia. Houve vento vindo de Norte com rajadas de até 60 km/h em algumas cidades. No decorrer da terça, a chuva avançou pelo território gaúcho e alcançou a maioria das áreas do Estado, como o Noroeste, o Centro e o Sul gaúcho.

Em Santa Rosa, depois de uma tarde com quase 37ºC e sensação térmica (índice de calor) de 44ºC, temporal provocou granizo miúdo em alguns bairros. Em São Gabriel foi observada uma nuvem funil que, por não tocar o solo, não chegou a formar um tornado.

O risco de tempo severo hoje se concentra no começo do dia no Norte e no Nordeste gaúcho, e ao longo desta quarta em Santa Catarina e no Paraná á medida que a frente fria avança para o Norte.

Rio Grande do Sul 

O dia começa com muitas nuvens e chuva em diversas regiões, sobretudo no Noroeste, Centro, Norte e Nordeste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. No decorrer desta quarta, contudo, a frente fria avança pra Santa Catarina e a chuva irá se concentrar mais na Metade Norte gaúcha, incluindo a região metropolitana, melhorando o tempo a partir do Sul e do Estado.


O sol pode já aparecer em alguns pontos do Oeste e do Sul de manhã, mas será à tarde que deve brilhar entre nuvens em maior número de cidades. O dia começa com abafamento em várias cidades e as mínimas ocorrerão à noite com ingresso de ar mais frio que pode chegar com vento. Até o fim desta quarta-feira a maior parte do Rio Grande do Sul estará com tempo firme. A chuva retorna ao território gaúcho no fim de semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios