O tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul na sequência da passagem de uma frente fria que cruzou pelo estado entre a noite da véspera de Natal e a manhã desta quarta-feira, dia de Natal, trazendo chuva para diversas regiões gaúchas.
![](https://metsul.com/wp-content/uploads/2024/12/frente2512a.jpg)
METSUL
A imagem do satélite GOES-16 do final da manhã desta quarta-feira mostrava grande parte do Rio Grande do Sul com o tempo já aberto e com a presença do sol, embora acompanhado de nuvens, com a frente ainda causando chuva em áreas mais ao Nordeste do território gaúcho.
Chama atenção na imagem de satélite a presença de um centro de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico, logo a Leste do Uruguai. Esta baixa pressão impulsiona ar mais seco e ameno para o território gaúcho, proporcionando a melhora do tempo.
Em sua passagem pelo Rio Grande do Sul, exatamente como era indicado nas previsões da MetSul Meteorologia, a chuva se concentrou nas Metades Norte e Leste do estado sem registro de precipitação em vários pontos mais a Oeste.
De acordo com dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuva até o final da manhã desta quarta-feira foram de 25 mm em Rio Grande, 24 mm em Lagoa Vermelha, 23 mm em Porto Alegre (Jardim Botânico), 19 mm em Cambará do Sul, 18 mm em Teutônia, 17 mm em Campo Bom e 15 mm em Serafina Corrêa.
Apesar da melhora do tempo, a circulação da área de baixa pressão ainda forma nuvens Cumulus localizadas que podem trazer chuva isolada intercalada com sol na tarde desta quarta-feira no Sul e no Leste gaúcho.
O sistema frontal avança entre a tarde e a noite de hoje por Santa Catarina e o Paraná com muitas nuvens e chuva em diferentes, mas, assim como ocorreu no Rio Grande do Sul, as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas pela fraca atividade da frente.
Na quinta-feira, o tempo firme predomina na maior parte do Rio Grande do Sul em dia que terá sol e começará frio em parte do estado. A circulação da baixa pressão ainda pode trazer chuva isolada e passageira, especialmente no Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.