Anúncios

Frente fria avança pelo Brasil com chuva e frio. O sistema frontal que precede a intensa massa de ar polar se desloca neste momento pelo Centro-Sul do Brasil com instabilidade e acentuado declínio da temperatura. A imagem do satélite GOES-16 do começo da tarde desta terça-feira mostrava o sistema frontal sobre Santa Catarina, o Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e começando a ingressar no Sudoeste do Mato Grosso.


Nas últimas horas, ao passar pelo Rio Grande do Sul, a frente fria trouxe chuva de até 50 mm ou mais em pontos do Sul gaúcho, mas o seu maior efeito se deu no Noroeste e no Norte do estado gaúcho, onde a frente provocou tempestades de granizo que deixaram centenas de casas com danos.

FIQUE POR DENTRO: Saiba o que vai acontecer dia a dia com temperatura, geada e neve nesta onda de frio na linha do tempo da muito intensa onda polar que chega ao Brasil

Nas próximas horas a frente segue atuando sobre parte de Santa Catarina, o Paraná e em diversas regiões do Mato Grosso do Sul, avançando por parte do Mato Grosso e chegando ao estado de São Paulo. Em Ponta Porá, no Mato Grosso do Sul, a temperatura no aeroporto que era de 30ºC ontem à tarde estava em apenas 11ºC ao meio-dia desta terça após um amanhecer com 13ºC, chuva, vento e neblina.

A frente fria muito pouca chuva deve trazer na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Os maiores volumes de precipitação, e na maioria dos locais pouco expressivos, devem ocorrer no Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em muitos locais do Centro-Oeste e do Sudeste a chegada da frente se dará apenas com aumento de nuvens, a virada do vento e brusco declínio da temperatura.


São os casos de muitas áreas do Mato Grosso, Minas Gerais, do Norte de São Paulo e do Sul de Goiás. No Rio de Janeiro, especialmente em pontos próximos da costa, pode chover e garoar com fortes a intensas rajadas de vento quando do ingresso do ar frio. Na cidade do Rio de Janeiro, a frente traz muitas nuvens, chuva e garoa entre esta quarta e quinta com vento e por vezes forte. A temperatura já desaba no Rio nesta quarta, mas o frio será mais sentido na quinta, quando a parte mais intensa do ar polar alcança o estado fluminese.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com o avanço da frente, junto chega o ar polar. Por isso, a temperatura declina demais na maior parte do Centro-Sul do país entre esta quarta e a quinta-feira. No Rio Grande do Sul, por onde a frente já passou, a temperatura já baixou muito, venta moderado com ocasionais rajadas e chegou a cair neve durante a manhã na Serra do Sudeste.

Anúncios