O Rio Grande do Sul experimentou uma quarta-feira de chuva no Oeste e no Sul por uma frente fria enquanto na Metade Norte o sol predominou com temperatura muito acima do normal desta época do ano pela influência da grande massa de ar quente que cobre o Brasil.
No Sul do estado, a chuva acumulada entre terça e o fim da tarde de hoje atingia 67 mm em Jaguarão, 53 mm em Canguçu e 45 mm em Bagé. A imagem de satélite acima do começo da noite de hoje mostrava nuvens muito carregadas no Oeste e no Sul.
Na Grande Porto Alegre, que teve sol, a máxima da tarde de hoje em Campo Bom chegou a 32,5ºC. Nos últimos dez anos, a temperatura somente havia superado 30ºC na cidade no terço final de maio em 2015, 2022 e 2023.
Em Porto Alegre, a temperatura não subiu tanto quanto no Vale do Sinos, na área metropolitana. A temperatura máxima na estaçãoo do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, atingiu 28,4ºC na tarde de hoje.
A chuva aumenta entre a noite de hoje e o começo da quinta-feira no Sul gaúcho com períodos de precipitação forte a intensa, o que vai acumular elevados volumes em curto período com marcas de 50 mm a 100 mm em apenas 24 horas.
No começo desta noite, a cidade de Pelotas já foi assolada por um temporal com chuva intensa, raios e queda de granizo. As pedras de granizo em alguns pontos tinham tamanho médio. Pelotas está em calamidade pública pela enchente da Lagoa dos Patos.
🔴 AGORA | Forte temporal com queda de granizo no começo desta noite em Pelotas, no Sul gaúcho. Município está em calamidade pública pela cheia da Lagoa dos Patos, que alaga partes de cidade. 📷 Marcelo Fonseca/Instagram pic.twitter.com/bsMqhpzuOM
— MetSul #AjudaRS (@metsul) May 22, 2024
Nesta quinta, a frente fria avança associada a um centro de baixa pressão e traz chuva para quase todo o Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que em várias cidades a chuva será por vezes forte e com trovoadas. Não podem ser descartados temporais muito isolados com vento forte granizo.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica em superfície do modelo do Centro Meteorológico Europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira no Sul do Brasil em que se observa o deslocamento da frente fria e o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o estado.
Na sexta, o centro de baixa pressão estará na costa, onde se aprofunda. A sua circulação de umidade provocará chuva, garoa e vento na maior parte do estado. Isoladamente, a chuva em alguns momentos será forte.
O mapa abaixo traz a projeção de chuva acumulada em 72 horas entre 9h de hoje e 9h do sábado a partir do modelo de alta resolução WRF da MetSul inicializado com o modelo europeu. Como0 se observa, a chuva pode ficar perto e acima de 100 mm até o sábado em muitas cidades.
As rajadas de vento na sexta podem ser fortes a muito fortes em alguns momentos no Sul e no Leste gaúcho com registros de 60 km/h a 80 km/h, em especial nas lagoas e na costa. Há risco de queda de árvores e cortes isolados de energia.
Uma massa de ar polar avança da Argentina e do Uruguai para o estado nesta sexta-feira e haverá uma queda acentuada da temperatura com frio intenso no final do dia. Com o vento, a sensação térmica vai ser muito baixa.
O tempo melhora com predomínio do sol e noites geladas no fim de semana, quando se espera a formação de geada em muitos municípios em horas da madrugada. Só que a trégua da instabilidade vai durar pouco. Volta a chover no estado entre segunda e terça da semana que vem.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.