Uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e será responsável por uma mudança no tempo em grande parte do estado entre hoje e amanhã. Na sequência, o sistema frontal vai avançar entre amanhã e a sexta-feira associado a um centro de baixa pressão por Santa Catarina e o Paraná.
A imagem de satélite do final da manhã desta quarta-feira já mostrava aumento de nuvens e áreas de instabilidade no Oeste e, principalmente, no Sul gaúcho por conta do avanço da frente. Nas demais regiões gaúchas, o sol ainda predominava com temperatura elevada.
Com a chegada da frente, o tempo já se instabilizou na Metade Sul gaúcha. Os acumulados de chuva até o final da manhã em estações de monitoramento chegavam a 20 mm em Arroio Grande, 18 mm em Jaguarão e 5 mm em Pedro Osório e Rio Grande. Em Dom Pedrito, a frente chegou com rajadas de vento ao redor dos 50 km/h.
Nas próximas horas, a instabilidade frontal persiste sobre o Oeste e o Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte o tempo firme predomina com temperatura muito alta em mais uma tarde de muito calor para esta época do ano.
As máximas devem ficar ao redor ou acima de 35ºC nos vales e parte da Grande Porto Alegre. Pontos da Serra devem ter mais de 30ºC. O Noroeste e o Norte do estado também devem ter calor com máximas de 32ºC a 34ºC e ao redor de 30ºC em Passo Fundo. A temperatura se eleva menos nesta quarta-feira é no Sul e parte do Oeste pela instabilidade da frente.
Não se descarta que no final do dia de hoje a instabilidade da frente fria já alcance alguns pontos mais ao Centro do Rio Grande do Sul e mesmo da Grande Porto Alegre, embora se enfatize que nestas áreas a chance de chover seja muito maior no dia de amanhã do que hoje.
A quinta-feira, aliás, será marcada pelo deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul. A frente avança pelo estado com aumento de nuvens, chuva e garoa, e queda de temperatura que será bastante acentuada com marcas amanhã à tarde 10ºC a 15ºC inferiores às previstas para hoje em muitas cidades em verdadeiro choque térmico.
A chuva no deslocamento da frente pelo território gaúcho nesta quinta não terá altos volumes na maioria das cidades. Ao contrário, os acumulados de precipitação em grande parte das cidades gaúchas não devem ser expressivos. Precipitações com maiores acumulados serão localizadas.
No extremo Noroeste e no Norte do estado, há um maior risco de temporais isolados com chuva forte por conta de uma linha de instabilidade derivada de um centro de baixa pressão que vai avançar para o Oeste catarinense e paranaense entre o final da quinta e o começo da sexta com risco elevado de tempestades localizadas.
Os mapas acima mostram a projeção de chuva acumulada diária do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante em nossa seção de mapas, para os dias de hoje, amanhã, sexta e o sábado. Observa-se como a chuva vai avançar mais para Norte e o tempo melhorar em muitas áreas do Rio Grande do Sul no final desta semana.
Na sexta, a frente fria atua mais sobre Santa Catarina e o Paraná enquanto em muitas áreas do Rio Grande do Sul o tempo melhora com sol, nuvens e temperatura bastante amena e agradável. Setores do Norte e do Nordeste gaúcho, na Metade Norte, é que ainda terão maior presença de nuvens e chance de precipitação na sexta.