Os produtores de vinho na França ainda não sabem o tamanho do prejuízo com o frio intenso que se registra neste começo de primavera no país que neste momento enfrenta uma potente onda de frio para o mês de abril. A temperatura durante o fim de semana atingiu valores excepcionalmente baixos no território francês com marcas recordes de frio em algumas cidades. As mínimas caíram para 0ºC ou abaixo de zero em todo o país, exceto no Centro de Paris e nas costas ao longo do Canal da Mancha e do Mediterrâneo.
Muitos proprietários de vinhedos colocam velas ou lâmpadas em seus campos na tentativa de evitar que as videiras congelem com as baixas temperaturas e as geadas matinais. A colheita de uvas da França foi duramente atingida por geadas tardias em 2021, levando a uma produção de vinho muito reduzida, embora os proprietários de vinhedos digam que é muito cedo para avaliar a escala dos danos neste ano.
A Météo France informou que mais de 90% do país registrou temperatura abaixo de zero e que o congelamento foi intenso em algumas áreas. Recordes foram quebrados em Mourmelon (-9,3ºC), Châteauroux (-5,6ºC) e Vannes -3,2ºC). Conforme o serviço meteorológico francês, a França teve a noite mais fria de abril desde 1947, quando foi criado o indicador térmico usado nacionalmente para calcular a média de temperatura no território francês.
🥶🌡️ Il n'avait jamais fait aussi froid, une nuit d'avril, à l'échelle 🇫🇷, depuis 1947 (création indicateur thermique national).
📊Avec un indicateur thermique national de T°C MINI de -1.5 °C, cette nuit est la + froide.
12 avril 1986 (-1.4 °C).📸Birkenwald (67), @SabineL67 pic.twitter.com/0vN72hMLkf
— Météo-France (@meteofrance) April 4, 2022
A empresa de gerenciamento de rede elétrica RTE até emitiu uma declaração pedindo às pessoas que “moderem seu consumo” de eletricidade nesta segunda-feira, já que o aumento das demandas de aquecimento provavelmente sobrecarregaria a rede nacional já “estressada” do país.
Os supermercados da França promovem hoje um esforço nacional para reduzir o consumo de eletricidade, já que o clima frio e as interrupções de reatores nucleares levaram os preços domésticos de energia a maior alta em 13 anos. A rede Carrefour informou que estava reduzindo o seu consumo de luz com diminuição do aquecimento e da iluminação das suas 400 lojas em toda a França, disse uma porta-voz à agência Bloomberg.
As baixas temperaturas observadas neste começo de semana estão com os dias contados e a tendência é de aquecimento. A elevação da temperatura será acompanhada por chuva nos Alpes e no Leste francês. No Sul da França, as máximas devem retornar à casa dos 20ºC no final da semana, entretanto com tempo muito ventoso.